A partir deste ano, os alunos do 1º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de Minas Gerais e de todo o país encontrarão novidades. É que começa a ser implementado o Novo Ensino Médio.

No dia a dia dos estudantes estarão presentes os Itinerários Formativos, que compõem a parte flexível do currículo e vão além dos componentes básicos, como Língua Portuguesa e Matemática. Os itinerários darão mais liberdade para o jovem focar em saberes de seu interesse.

Em Minas Gerais, os Itinerários Formativos serão compostos pelos seguintes unidades curriculares/componentes curriculares: “Projeto de Vida”, que considera as dimensões do contexto do presente, as aspirações/projeções de futuro e os posicionamentos do estudante enquanto sujeito social e cidadão; “Preparação para o Mundo do Trabalho”, que contempla introdução ao mundo do trabalho e tecnologia e inovação; “Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento”, composto por Núcleo de Inovação Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Práticas Comunicativas e Criativas e Humanidades e Ciências Sociais; e as “Eletivas”, que irão oportunizar a diversificação das experiências escolares.

Nas Eletivas, a partir de um catálogo elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), cada escola teve a oportunidade de escolher, por turma, dois componentes curriculares que melhor se adequem aos interesses dos seus estudantes, singularidades locais e regionais.
A construção do catálogo é fruto do diálogo estabelecido desde a elaboração do Currículo Referência de Minas Gerais, iniciado em 2019, entre professores, redatores do currículo e estudantes, por meio de consulta pública. Outro parâmetro para a indicação das Eletivas foi a escuta dos professores que atuam nas 13 escolas piloto do Novo Ensino Médio na rede desde 2020. Elas foram organizadas por área do conhecimento e contam com componentes curriculares, como cinema, matemática e artes visuais, astronomia, educação fiscal, entre outros.

Novo Ensino Médio

Um dos objetivos de todas essas mudanças é tornar esta etapa de ensino mais atraente e condizente com a realidade dos jovens. Promovendo assim uma aprendizagem mais significativa aos alunos do Ensino Médio e colaborando para diminuição da evasão na etapa.

Entre as principais mudanças implementadas pelo Novo Ensino Médio, está a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Para essa ampliação, na rede estadual de ensino mineira será criado o sexto horário ou, em casos excepcionais, um contraturno.
A implementação da proposta acontecerá de forma gradual. Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas que ofertam o 1º ano; em 2023, nas turmas do 1º e 2º ano; e em 2024, nas de 1º, 2º e 3º.

O Novo Ensino Médio foi instituído pela lei federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Em Minas Gerais, as mudanças têm como documento norteador o Currículo Referência de Minas Gerais do Ensino Médio.

Em Minas Gerais, para regulamentar a implementação do Novo Ensino Médio, foi publicada a Resolução SEE nº 4.657/ 2021 que dispõe sobre as matrizes curriculares destinadas às turmas do 1º ano do Ensino Médio e às turmas do 1º e 2º período do Ensino Médio da Modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

Leia Mais: Novo Ensino Médio: o que muda para o estudante que vai ingressar no 1º ano do ensino médio em 2022