A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, segue realizando importante investimento na capacitação e formação dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino.

Ao longo de 2021, foram ofertados 97 diferentes cursos, com propostas formativas diversas, que vão desde práticas pedagógicas ao uso de ferramentas digitais. Mais de 230 mil profissionais se matricularam para participar das formações.

A coordenadora de Ensino da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, Janeth Cilene Betônico da Silva, destaca a importância do aumento da participação dos profissionais nas formações. “Hoje os professores estão compreendendo e buscando mais essa formação continuada. O aumento expressivo da participação nas formações foi muito importante para nós, porque demonstra que estamos no caminho certo em termos de oferta de cursos e com temas relevantes para o público alvo”.

Segundo Janeth, para este ano, estão previstos novos cursos e um aumento ainda maior da participação dos educadores. “Vamos lançar vários cursos novos de fomento a implementação do Currículo Referência do Ensino Médio e, atendendo aos públicos desde a educação infantil até o ensino médio, vamos ter cursos sobre competências socioemocionais, entre outros”, finaliza.

Oferta em 2021

Foram ofertados cursos sobre o Currículo Referência do Ensino Médio, EJA Novos Rumos, entre outros. Também foram realizadas formações para auxiliar os professores a utilizarem as ferramentas tecnológicas disponíveis. Um dos cursos de maior acesso foi o de utilização das ferramentas da plataforma Google, com a participação de mais de 100 mil profissionais.

A Escola de Formação também firmou parcerias para levar formações mais específicas aos educadores. Para discutir temas relacionados ao Novo Ensino Médio, a SEE/MG, em parceria com o Instituto iungo, promoveu nove webinários ao longo de 2021 sobre diferentes temas, como “Gestor Escolar no Ensino Médio” e “Integração Curricular e áreas do conhecimento”. Já com Instituto Península e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) esteve à disposição dos educadores a plataforma Vivescer, que ofertou conteúdos alinhados ao currículo nacional e ações focadas no atendimento socioemocional dos profissionais.

A professora Júnia de Morais Ribeiro Arnaut foi uma das cursistas ao longo de 2021. Ela concluiu cerca de 10 formações. Seu objetivo foi se aprimorar para a implementação do Novo Ensino Médio. “Os cursos me ajudaram a ver novas formas de desenvolver os conteúdos em sala de aula. Com a implementação do novo ensino médio, minha intenção foi buscar mais informações e agregar ao trabalho que já desenvolvo”, conta a professora de Física da Escola Estadual Caio Nelson de Sena, em Belo Horizonte.

Guia de orientação das formações

Em 2021, a Escola de Formação desenvolveu um guia para auxiliar os professores e especialistas da rede a estabelecer o melhor percurso para o aprimoramento. No “Guia de Orientação das Formações” foi possível identificar as oportunidades disponíveis, períodos de ofertas, em que ponto das formações cada educador estava e quais as possibilidades de caminho seguir, por meio do ambiente de educação a distância.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online