Atenção, psicólogos e assistentes sociais interessados em atuar na rede estadual de ensino de Minas Gerais! A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) prorrogou, até 7 de fevereiro, o período de inscrição para o Processo Seletivo Simplificado (PPS) para a contratação desses profissionais.

A inscrição e o envio da documentação deverá ser feita pela internet, por meio do formulário disponível no endereço www.pss.educacao.mg.gov.br.

Além da retificação do período de inscrição, também foi feita a exclusão da obrigatoriedade da apresentação de comprovante de registro no Conselho Classe, no ato da inscrição. A retificação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais do último sábado (31/1). Clique AQUI para acessar todas as mudanças.

De acordo com o edital, são previstas 460 vagas, sendo 230 para cada cargo, para atuar em núcleos distribuídos em diversos municípios de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

O PSS é composto por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira contará com análise do requisito de habilitação e das informações curriculares. Já a segunda será uma entrevista técnico/comportamental. Todas as etapas serão conduzidas por uma comissão composta por servidores da SEE/MG. O contrato será de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Manual do processo de inscrição
É importante que todos os candidatos fiquem atentos aos dados informados no ato da inscrição, especialmente no e-mail, que é o canal de comunicação com o candidato. Para auxiliar os profissionais, a SEE/MG elaborou um manual com orientações. Clique AQUI para acessar.

Núcleos de Psicologia e Serviço Social na educação básica
Nos núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social serão desenvolvidas ações que auxiliem as unidades de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.

Cada núcleo contará, no mínimo, com um psicólogo e um assistente social. O quantitativo de profissionais levará em consideração o número de escolas estaduais localizadas no município. As Superintendências Regionais de Ensino serão as responsáveis por organizar a implementação dos núcleos, de acordo com a necessidade de atendimento. Serão priorizadas as cidades cujas escolas e regionais tenham mais registros de situações de violação de direitos dos estudantes na rede estadual de ensino.