Documentação dos candidatos e possíveis dúvidas devem ser encaminhadas pelo site www.pss.educacao.mg.gov.br

O Processo Seletivo Simplificado (PPS) para a contratação de psicólogos e assistentes sociais interessados em atuar na rede estadual de ensino de Minas Gerais está com inscrições abertas até o dia 7 de fevereiro. Os profissionais que desejam participar da iniciativa devem ficar atentos no momento de inserir os dados e efetuar o cadastro.

Em primeiro lugar, a inscrição e o envio da documentação deverá ser feita pela internet, por meio do formulário disponível no endereçowww.pss.educacao.mg.gov.br. O candidato que tiver alguma dúvida sobre o processo seletivo poderá entrar em contato com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) por esse mesmo site, no ícone “Fale Conosco”. Ele é canal de comunicação entre a Secretaria e os candidatos. Todas as dúvidas estão sendo respondidas por ordem de chegada.

Além disso, o candidato deve ter atenção no momento de inserir o e-mail. É por este formulário que a SEE/MG fará as devolutivas e entrará em contato com o profissional. Então, é imprescindível verificar se o endereço de e-mail foi digitado corretamente.

Outro ponto de atenção é que, no ato da inscrição, o profissional receberá uma senha aleatória. Essa senha deverá ser digitada no primeiro acesso ao portal. A orientação da Secretaria é que o candidato fique atento quando for fazer esse primeiro acesso. A senha gerada contém número, caracteres e letras minúsculas e maiúsculas que devem ser digitados da forma correta, já que depois de três tentativas ela é bloqueada. Caso isso aconteça, será necessário entrar em contato com o Fale Conosco.

Para auxiliar os profissionais na inscrição, a SEE/MG elaborou um manual com orientações. Clique AQUI para acessá-lo.

Processo seletivo

De acordo com o edital, são previstas 460 vagas, sendo 230 para cada cargo, para atuar em núcleos distribuídos em diversos municípios de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

O PSS é composto por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira contará com análise do requisito de habilitação e das informações curriculares. Já a segunda será uma entrevista técnico/comportamental. Todas as etapas serão conduzidas por uma comissão composta por servidores da SEE/MG. O contrato será de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Núcleos de Psicologia e Serviço Social na educação básica

Nos núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social serão desenvolvidas ações que auxiliem as unidades de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.

Cada núcleo contará, no mínimo, com um psicólogo e um assistente social. O quantitativo de profissionais levará em consideração o número de escolas estaduais localizadas no município. As Superintendências Regionais de Ensino serão as responsáveis por organizar a implementação dos núcleos, de acordo com a necessidade de atendimento. Serão priorizadas as cidades cujas escolas e regionais tenham mais registros de situações de violação de direitos dos estudantes na rede estadual de ensino.

- Secretaria de Educação prorroga prazo de inscrição para contratação de psicólogos e assistentes sociais