Aulas terão início no dia 7 de fevereiro, no formato presencial

Os profissionais que atuam nas escolas estaduais de Minas Gerais já iniciaram a preparação para o início do ano letivo de 2022,  marcado para a próxima segunda-feira (7/2).  Ao longo desta semana,  professores e equipes gestoras estão realizando o trabalho de planejamento, reuniões e formação continuada.

A Escola Estadual Capitão Godoy, em Volta Grande, oferta o ensino médio para os estudantes. Lá a organização e formação dos profissionais é intensa, já que a partir deste ano será implementado o Novo Ensino Médio. “O primeiro dia foi de planejamento e organização. Depois focamos na grade curricular e discutimos sobre a avaliação que vamos aplicar nos estudantes no início do ano para saber como está o aprendizado. No último dia da Semana Pedagógica, vamos definir os detalhes para a semana de acolhimento dos alunos. Vamos voltar com fôlego total”, conta a diretora, Maria Margareth Santos Carvalho.

Depois de quase dois anos sem ofertar atividades presenciais, devido a decreto impeditivo municipal, a unidade de ensino se prepara, com todo carinho, para receber os alunos. “A nossa escola está preparada para receber os estudantes. Todos conhecem os protocolos. Praticamente toda juventude da cidade vai estar aqui na escola e encontrarão novidades: a escola foi reformada e vamos iniciar a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ”, afirma Maria Margareth.

Na Escola Estadual Professor José Madureira, em Santo Antônio do Rio Abaixo, algumas reuniões foram realizadas em conjunto com a rede municipal. "Essa parceria com a rede municipal é de suma importância. A educação é uma só. Todos os nossos alunos vêm de lá. É importante alinharmos nosso trabalho em prol da educação”, destaca o diretor, Frank Isley Andrade.

Já na Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí, a gestora Mônica Flores de Carvalho Ribeiro fala sobre a importância dos dias escolares para a preparação do ano letivo. “É um momento de formar e manter uma equipe unida e comprometida. A Semana de Planejamento bem feita significa uma escola funcionando bem o ano todo”.

Ao concluir toda a organização, a ansiedade do diretor Fábio Roberto de Oliveira, da Escola Estadual de Itamogi, localizada no município de mesmo nome, é para receber os alunos. “Minha expectativa é de grande alegria e emoção em poder observar os anseios dos alunos, pais  e até dos servidores da nossa escola. Estamos felizes em dar início ao ano letivo presencial. Os alunos  também  estão com grande entusiasmo para o início do ano letivo”, conclui.

Ano letivo na rede estadual de ensino

Na rede estadual de ensino de Minas Gerais, o ano letivo terá início no dia 7 de fevereiro e todas as escolas estão se preparando para receber, com segurança e acolhimento, os seus estudantes. A participação dos alunos nas atividades presenciais será obrigatória e todas as orientações dos protocolos de biossegurança e sanitário-epidemiológicos vigentes da Secretaria de Estado da Saúde e das Deliberações do Comitê Extraordinário da COVID-19 serão seguidas rigorosamente.

Escolas estaduais se preparam para início do ano letivo no dia 7 de fevereiro