O ano letivo na rede estadual de ensino de Minas Gerais terá início no dia 7 de fevereiro e trará novidades para os alunos do 1º ano do ensino médio. Projeto de Vida, Eletivas, Itinerários Formativos, coisas que, até então, eles só tinham ouvido falar, já estarão presentes em sua rotina escolar.

Na Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, em Santa Luzia, a ansiedade é a palavra que define o sentimento dos professores e gestores. “Estamos na expectativa. Fácil a gente sabe que não vai ser, mas não podemos ter medo de começar. Essa reforma já devia ter sido realizada. O currículo precisava dessa atualização para atrair mais atenção dos alunos na escola. Estamos com muita expectativa que dê tudo certo”, conta a diretora Patrícia Bernadete Xavier Andrade Lima.

Segundo a diretora, os profissionais da escola participaram das formações indicadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e agora irão vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos. Ao longo desta semana, os professores coordenadores estão se reunindo com os colegas para orientar e discutir sobre o Novo Ensino Médio. Uma live, em parceria com uma escola vizinha, também foi realizada para esclarecer as dúvidas da comunidade escolar. A escola também elaborou cartilhas que serão distribuídas para os estudantes.

Com a implementação do Novo Ensino Médio, as unidades de ensino passarão a contar com um horário a mais de aula e com a oferta de itinerários formativos, que darão mais liberdade para o estudante focar em saberes de seu interesse, além dos componentes básicos, como Língua Portuguesa e Matemática.

Na Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa foram escolhidas, pela direção e colegiado escolar, eletivas direcionadas para técnicas de redação, para já começar com a preparação do estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e Matemática Financeira. “Com o Novo Ensino Médio temos a oportunidade de auxiliar o estudante a traçar um percurso”, conta Patrícia.

Escolas piloto
No estado, 13 escolas estaduais atuam como piloto para a proposta do Novo Ensino Médio. Elas estão localizadas em diferentes regiões mineiras: Jequitinhonha-Mucuri, Central, Alto Paranaíba, Norte, Triângulo, Sul de Minas. Para a escolha dessas unidades de ensino, os critérios adotados foram os estabelecidos pela Portaria MEC nº 1.024, de 04 de outubro de 2018, considerando as características que as potencializaram enquanto laboratório do projeto.

Uma das escolas piloto é a Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, em Janaúba. Segundo o diretor da unidade de ensino, Heleno Alves Teles, o início da implementação da proposta, em 2021, foi um pouco complicado devido ao ensino remoto, mas quando com a retomada das atividades presenciais foi possível perceber a mudança de postura dos estudantes. “Essa mudança era necessária. É importante tornar o ensino mais atrativo para o aluno. Quando eles retornaram presencialmente para a escola, foi possível perceber uma mudança de postura. Estamos na expectativa da ampliação para este ano”, conta. Na escola, a nova proposta estará presente neste ano nas turmas de 1º e 2º ano do ensino médio.

Novo Ensino Médio

Um dos objetivos de todas essas mudanças é tornar esta etapa de ensino mais atraente e condizente com a realidade dos jovens, promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa aos alunos do Ensino Médio e colaborando para diminuição da evasão na etapa.

Entre as principais mudanças será a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Para essa ampliação, na rede estadual de ensino mineira será criado o sexto horário ou, em casos excepcionais, um contraturno.

No estado, os Itinerários Formativos serão compostos pelos seguintes unidades/componentes curriculares: “Projeto de Vida”, que considera as dimensões do contexto do presente, as aspirações/projeções de futuro e os posicionamentos do estudante enquanto sujeito social e cidadão; “Preparação para o Mundo do Trabalho”, que contempla introdução ao mundo do trabalho e tecnologia e inovação; “Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento”, composto por Núcleo de Inovação Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Práticas Comunicativas e Criativas e Humanidades e Ciências Sociais; e as “Eletivas”, que irão oportunizar a diversificação das experiências escolares.

A implementação da proposta acontecerá de forma gradual. Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas que ofertam o 1º ano; em 2023, nas turmas do 1º e 2º ano; e em 2024, nas de 1º, 2º e 3º.

O Novo Ensino Médio foi instituído pela lei federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Em Minas Gerais, as mudanças têm como documento norteador o Currículo Referência de Minas Gerais do Ensino Médio.