O ano letivo de 2022 já começou na rede estadual de ensino de Minas Gerais. São cerca de 1.7 milhão de estudantes frequentando as salas de aulas e felizes por poderem realizar as atividades presencialmente.

No estado, todas as orientações dos protocolos de biossegurança e sanitário-epidemiológicos vigentes da Secretaria de Estado da Saúde e das Deliberações do Comitê Extraordinário da COVID-19 estão sendo seguidas rigorosamente.

Segundo a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, a volta às aulas segue o calendário escolar definido ainda em 2021. “Retornamos hoje, conforme planejamento da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As atividades são 100% presenciais para todos os estudantes e é muito importante que as famílias acompanhem e orientem esse retorno. Seguimos com os protocolos de saúde sendo aplicados e com a obrigatoriedade do uso de máscara, lavagem de mão e evitar compartilhar materiais, entre outros”, afirma.

Até o ano passado, o município de Januária contava com decreto impedindo a realização das atividades escolares presenciais. Depois de praticamente dois anos participando das atividades remotas, a estudante Daniela Almeida Guedes Mota, do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Bias Fortes, como foi voltar para a escola. “Estou muito feliz. Sinto que vai ser um ano muito legal. A escola está do jeito que eu sempre gostei e a professora já falou que não podemos ficar sem máscara e que devemos sempre passar o álcool em gel”.

Na escola, o primeiro dia foi de acolhimento e de muita conversa, como destaca a professora do 1º ano do ensino fundamental, Aline Silva. “Falamos com eles sobre os protocolos e da nova dinâmica da sala de aula. Cada criança está trazendo uma história, então buscamos conhecê-las também”. A ansiedade do primeiro dia de aula também foi sentida pela professora. “Não sabíamos como eles iriam chegar. Mas superaram todas as expectativas: estavam alegres e comunicativos. Para muitos esse é o primeiro contato com o ambiente escolar”, finaliza.

Em um balanço sobre a volta às aulas, a diretora da unidade de ensino, Elianici Pereira Veloso, ressalta que “as crianças estavam eufóricas e os pais satisfeitos pelo retorno”.

Também seguindo todos os protocolos, a gestora da Escola Estadual Professor Agnelo Correia Viana, em Belo Horizonte, Ana Lucia da Costa, falou da alegria de iniciar o ano letivo presencialmente com os alunos. “Estamos começando o ano letivo com os alunos já na escola. Essa é a nossa maior alegria. A escola está preparada, adaptada e cumprindo os protocolos. O governo nos deu condições para receber nossos alunos com segurança e isso não tem preço”.

Na Escola Estadual Mariana de Paiva, em Guidoval, os jovens protagonistas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ajudaram no acolhimento dos colegas e segundo o diretor da escola, Tiago Moreira Guimarães, “o início do ano letivo aconteceu de forma tranquila e seguindo todos os protocolos”.

Com muitas expectativas, a aluna do 3º ano do EMTI, Maria Eduarda Gomes Archette, fala o que espera do seu último ano na educação básica. “A expectativa é que eu e meus amigos possamos recuperar esse tempo e aprender o que não conseguimos nos últimos anos, devido à pandemia da Covid-19. Acredito que o integral possa nos ajudar. Que esse ano possamos ter muitas oportunidades”.

Novo Ensino Médio

Na Escola Estadual Professor Agnelo Correia Viana, além de estarem animados para o início do ano letivo, os estudantes também estão animados para participar do Novo Ensino Médio. É o caso da Eliza Chagas, aluna do 1º ano. “Estou me sentindo bem tranquila e com uma expectativa muito grande com essa inserção de novos conteúdos. Estou muito animada”.

Para Juan dos Reis, o ano será desafiador. “A pandemia nos tirou muitas coisas e nos ensinou muitas coisas também. Esse Novo Ensino Médio vai ser muito bom para o nosso futuro”, afirma.

Em todo o país, escolas públicas e privadas, irão implementar o Novo Ensino Médio para estudantes do 1º ano do ensino médio. Entre as principais mudanças está a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Para essa ampliação, na rede estadual de ensino mineira será criado o sexto horário ou, em casos excepcionais, um contraturno. Outra novidade, é que, além dos componentes básicos, como Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes terão os Itinerários Formativos, que compõem a parte flexível do currículo.

Um dos objetivos de todas essas mudanças é tornar esta etapa de ensino mais atraente e condizente com a realidade dos jovens, promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa aos alunos do Ensino Médio e colaborando para diminuição da evasão na etapa.

Protocolos
A rede estadual de ensino seguirá todas as orientações do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, da Secretaria de Estado de Saúde - 7ª versão (SES-MG), que se aplicará ao ano letivo de 2022. O documento foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas) e atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em relação à possibilidade de suspensão de aulas, nas turmas que forem constatados mais de 30% de alunos confirmados laboratorialmente para COVID-19, os alunos pertencentes as turmas ficarão afastados do ambiente escolar por 5 dias corridos contados do último resultado. O mesmo se aplica aos professores exclusivos da turma afastada. As investigações de surtos caberão às secretarias municipais de Saúde, que contarão com o apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas). O novo protocolo também revogou o escalonamento na entrada e na saída dos alunos, mas mantém a recomendação de controle do fluxo para evitar aglomerações nos momentos de troca de turnos.
Assim como nos demais documentos, a nova versão ressalta a importância de medidas sanitárias, como o uso universal e correto de máscaras, lavagem frequente das mãos, entre outros. Clique AQUI e confira o documento completo.

 

 

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