A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) nomeou os diretores e designou os vices-diretores que irão atuar nas três escolas que integram o Projeto Somar.

Eles já começaram a atuar na E.E. Coronel Adelino Castello Branco, em Sabará; na E.E. Maria Andrade Resende; e na E.E. Francisco Menezes Filho, ambas em Belo Horizonte, desde o dia 1º de fevereiro.

Para o cargo de diretor, a carga horária é de 40 horas semanais e será exercido em regime de dedicação exclusiva. Já para a função de vice-diretor de escola, a carga horária é de 30 horas semanais. Ainda para a função de vice-diretor, são duas vagas por escola, sendo uma para a função administrativa e uma para a pedagógica. O processo seletivo foi realizado em três fases: inscrição, análise curricular e entrevista.

Para a E.E. Francisco Menezes Filho, no bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte, foi nomeado como diretor Carlos Alberto Alves. Outra escola da capital, a E.E. Maria Andrade Resende, situada no bairro Enseada das Garças, terá Wagner Diógenes de Souza como diretor. A E.E. Coronel Adelino Castelo Branco, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terá como diretora Adriana Márcia Muradas Nunes.

O Projeto Somar tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino a partir da implantação de um modelo de gestão compartilhada com uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Por chamamento público, foi selecionado o Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB).

A seleção dos diretores e vice-diretores foi realizada de forma conjunta entre a SEE/MG e o CETEB. As nomeações com o resultado do processo foram publicadas no Diário Oficial de Minas Gerais do dia 1/2/22.

Como funcionou o processo
Cada candidato pôde se inscrever em apenas uma escola do projeto Somar. Estavam autorizados a se candidatar Professor de Educação Básica (PEB) ou Especialista em Educação Básica (EEB), detentor de cargo efetivo, em exercício.

Além disso, no caso de candidato ao cargo de diretor de escola, foi necessário possuir Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual vigente na data de inscrição. As exigências para ambos os cargos seguem os mesmos parâmetros das demais escolas da rede estadual, conforme Resolução SEE Nº 4.127/2019. As entrevistas ocorreram de 20 a 21 de janeiro. Clique aqui para acessar o edital completo.

Período de atuação dos diretores e vices
Os diretores de escola nomeados e os vice-diretores de escola designados permanecerão em exercício, respectivamente, no cargo e na função, pelo período de três anos consecutivos, podendo ser reconduzidos consecutivamente, uma única vez por igual período, mediante indicação em novo processo de seleção.

Escolas seguem públicas
As escolas estaduais que integram o Projeto Somar, geridas em parceria com a Organização da Sociedade Civil, o CETEB, seguem sendo públicas e gratuitas. O imóvel continua a ser propriedade do Estado de Minas Gerais e todos os bens adquiridos ao longo da parceria incorporam-se ao patrimônio do Estado.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 7 visitantes e Nenhum membro online