A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), desde o início da atual gestão, tem priorizado a melhoria das instalações de suas escolas.

Em 2021, houve a implantação e reestruturação das redes lógicas e elétricas das unidades de ensino, com investimento de R$ 66,3 milhões, beneficiando um total de 2.226 escolas, distribuídas por todas as regiões do Estado.

Exemplo dessa necessidade por melhoria era a Escola Estadual Romualdo José da Costa, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que sofria com problemas estruturais de cabeamento, falta de tomadas em pontos estratégicos e, consequentemente, com a precária conectividade da internet. O diretor, Natanael Barros Pereira, conta o que mudou.

“Foi feita uma reestruturação perfeita em todos os setores administrativos e parte do pedagógico, como laboratório de informática e sala de vídeo. Tínhamos uma estrutura precária, cabos mal instalados, fios aparentes, rede elétrica e lógica mal distribuída e hoje está muito bem organizado. Colocaram tubulação e realizaram mapeamento desses cabeamentos e pontos de rede em locais que precisavam”, comemora o diretor, citando a sala de informática como um dos pontos altos do projeto.

“O laboratório de informática, por exemplo, era um modelo que estruturalmente não era o adequado para o ensino. Houve uma revitalização da sala, onde conseguimos implantar pontos em cada bancada e ficou melhor distribuído a organização dos computadores. Antes era uma sala difícil para a utilização”, lembra Natanael.

Segundo o diretor de infraestrutura tecnológica da SEE-MG, Adilson Silva, todas as 2.226 escolas já foram contempladas com os recursos no ano de 2021 e, no momento, está sendo realizado um dashboard de acompanhamento (quando é feito uma visualização de dados de performance, resultados de desempenho). Ainda segundo ele, a expectativa é que todas as escolas estaduais sejam contempladas neste ano.

Reestruturação garantiu conectividade efetiva dos computadores
O processo de reestruturação das redes lógica e elétrica das escolas tem o objetivo de garantir a conectividade efetiva dos computadores, organização, estabilidade e segurança das redes e dos equipamentos.

O diretor de infraestrutura tecnológica conta que foi necessário, levando em consideração a particularidade de cada escola, substituir, reformar ou ampliar toda parte lógica e elétrica, como a troca de dutos, cabos de rede, racks, switch, circuitos elétricos, dentre outros.

Segundo Adilson, o resultado foi uma maior organização dos laboratórios de informática e dos setores administrativos das escolas, além de proporcionar uma maior durabilidade dos aparelhos de informática e aproveitamento da conectividade.
“O projeto promoveu a inclusão digital em localidades em que a internet chegava de maneira precária, além de proporcionar ao educador mais condições no exercício de sua profissão. A utilização da internet na educação de nossas crianças e jovens atualmente é uma ferramenta imprescindível, pois se tornou presente no dia a dia de cada um”, ressalta Adilson Silva.

Renovação do parque tecnológico das escolas do Estado
A SEE/MG segue com a política de investimentos robustos em infraestrutura nas escolas e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A previsão é que ainda no primeiro trimestre de 2022, todas as unidades da rede recebam novos computadores, entre desktops e notebooks. Estão sendo destinados R$ 413 milhões para a aquisição de 89 mil equipamentos. Este é o maior investimento da história do Estado na modernização do parque tecnológico das escolas.

Com o investimento serão substituídos todos os computadores com mais de cinco anos de utilização. As SREs e unidades administrativas irão receber 1.599 desktops e 328 notebooks. As escolas serão contempladas com 80.965 desktops e 6.931 notebooks.

A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Diretoria de Infraestrutura Tecnológica, realiza sistematicamente levantamentos referentes ao parque tecnológico das escolas da rede pública estadual e unidades administrativas.