As escolas estaduais mineiras são diversas e atendem a comunidades com diferentes realidades. Conhecê-las de perto e a forma de atuação dos diretores escolares é um importante exercício de gestão.

Ao longo desta semana, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, visitou três escolas estaduais de Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do setor Triângulo: Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.

A Escola Estadual Heitor José de Castro, localizada no distrito Flor de Minas, em Gurinhatã, na regional de Ituiutaba, foi a primeira a receber a visita. Na terça-feira (15/2), o diretor Edinilton Romes Oliveira teve a oportunidade de apresentar um pouco da sua realidade. “É a primeira vez que recebemos uma secretária de estado de educação e ela vir aqui para conhecer nossa realidade me deixa muito feliz”, afirmou.

A unidade de ensino atende alunos da zona rural. São cerca de 100 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. A maioria deles utilizam o transporte escolar, realizado pelo município a partir de repasse de recursos do estado.

Na regional, a escola foi uma das que se destacaram no Prêmio Escola Transformação, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A unidade de ensino foi premiada na 2ª Edição pelos Anos Finais (categoria II); e na 3ª Edição pelo Ensino Médio (categoria I). Foram dois prêmios, que totalizam R$ 200 mil para o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Foram selecionados os projetos: Oficinas Pedagógicas, Atletismo e Robótica Educacional.

Em Uberaba, a visita foi na Escola Estadual Irmão Afonso. A unidade de ensino atende a alunos de todos os níveis de ensino e está em processo de aquisição de mobiliários e equipamentos. A SEE/MG repassou mais de R$ 377 mil para aquisição de diversos itens.
Em visita aos espaços da escola e conversa com os alunos, foi destacada a importância do retorno presencial. Alunos e professores disseram estar satisfeitos pelo fato do ano letivo ter começado já no formato presencial. Ao longo deste mês, a escola está focando em retomar conteúdos e habilidades aprendidas pelos estudantes durante os últimos dois anos.

Para a diretora da escola, Juliana Rodrigues Campos, a conversa com a secretária foi muito produtiva. “Eu acho que gestão é isso: estar perto e ouvir o que tem que ser dito. Além de conhecer a realidade de cada comunidade. Foi uma visita muito proveitosa”, conclui.

Já em Uberlândia, a secretária Julia Sant’Anna visitou a Escola Estadual Frei Egídio Parisi. Em conversa com o diretor, Washington Luciano de Medeiros, a secretária conheceu uma estratégia muito interessante para envolver alunos e professores na rotina escolar. Logo no início do ano letivo, é fixado nas paredes um calendário com todas as datas e ações que serão realizadas na escola. As datas são baseadas no Calendário Escolar divulgado pela SEE/MG e em outros compromissos firmados com a comunidade.

Outra ação que foi apresentada à secretária foi o projeto “Câmbio Ecológico: Uma Intervenção Pedagógica de Educação Ambiental”. A iniciativa consiste em uma proposta de intervenção pedagógica que busca reduzir os impactos de resíduos sólidos não orgânicos gerados pela comunidade escolar. O material reciclável é coletado nas residências de estudantes e docentes, sendo trocado por uma “moeda ecológica”, o Bacuri. A moeda pode ser utilizada dentro da escola para aquisição de material escolar, uniformes, serviços de impressão e outros itens doados por parceiros do projeto. Todo o material reciclável é entregue a uma associação de catadores local.

Em 2021, o projeto ganhou o primeiro lugar na categoria “Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos” do Prêmio Boas Práticas Ambientais, realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), do Governo de Minas.

Na Escola, o diretor Washington mostrou os mobiliários e equipamentos adquiridos com recursos repassados pela SEE/MG. A escola recebeu quase R$ 156 mil para aquisição de aparelhos de som, armários, bancos para refeitório, liquidificador industrial, geladeira, freezer, entre outros. “Para tudo que solicitamos a Secretaria enviou recursos. Na nossa cantina conseguimos aumentar praticamente todos os equipamentos”, contou o gestor.

Na sala de aula, Julia Sant’Anna conversou com os alunos sobre os desafios do Novo Ensino Médio e muitos disseram estar animados e ansiosos com a proposta.

Além da visita às escolas, durante a viagem aos municípios, a secretária Julia Sant’Anna também participou de reunião de trabalho com os diretores escolares.

-Com o início do ano letivo, secretária Julia Sant’Anna retoma agenda de reuniões de trabalho com gestores escolares