O período de inscrições para as vagas remanescentes na rede pública estadual termina na próxima quarta-feira (23/2) e ainda há vagas disponíveis em diversas instituições, para todas as modalidades e tipos de ensino, como por exemplo, para o Ensino Médio em Tempo Integral e na educação profissional.

No Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologias (Cicalt), a única escola técnica pública da rede estadual especializada em artes, os estudantes interessados podem se inscrever nos cursos técnicos gratuitos de Artes Circenses, Artes Visuais, Canto, Dança, Figurino Cênico, Percussão ou Teatro.

Para garantir a vaga, o estudante deve acessar o site do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) e, após a seleção do curso e escola, confirmar a matrícula em até dois dias úteis, apresentando a documentação na instituição de ensino. O Cicalt funciona no bairro Horto, em Belo Horizonte. Para o primeiro semestre de 2022 na unidade estão sendo oferecidas turmas nos turnos da manhã, tarde e noite.
Os cursos técnicos são gratuitos, com duração total de um ano e meio, e são destinados a pessoas acima de 16 anos que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já tenham concluído essa etapa de ensino.

Já o estudante interessado em cursar o EMTI pode consultar no site querointegral.com.br/mg a lista das escolas estaduais mineiras que ofertam a modalidade e detalhes sobre as vantagens do Ensino Médio em Tempo Integral.

Documentação para a matrícula

Para confirmar a matrícula após o cadastro no Sucem, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:

- Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;
- Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
- Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.