A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compõe 20% da média geral do candidato na prova, devido a isso a nota é tão aguardada pelos candidatos.

Na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, mesmo em situação pandêmica, em que grande parte dos anos letivos de 2020 e 2021 ocorreram por meio do ensino remoto, alunos de várias regiões do estado alcançaram pontuações expressivas na redação do Enem. Eles mostraram que com uma boa programação de estudo e suporte de professores e escola, o resultado acontece.

O estudante Marcos Felipe Teodoro Braga, 18 anos, é morador da zona rural de Germano e ex-aluno da Escola Estadual Melo Viana, no município de Bonfim. Para ele, foi uma surpresa abrir o site para conferir a nota e ver que havia feito 960 pontos na redação. “Assustei, já que esperava um pouco menos. Foi uma satisfação e felicidade”, conta com modéstia, já que em 2019, ao fazer o teste como “treineiro”, Marcos havia obtido 980 pontos.

Além de dedicação, ele aponta que a troca de informações e a busca por um grupo de estudo fizeram a diferença. “Ingressei em um projeto que ajuda estudantes de várias partes do Brasil a compreender e desenvolver as técnicas de redação. As minhas dificuldades eram sanadas, assim como eu ajudava outros estudantes também. Como eu moro na roça, procurei um grupo online que me proporcionou essa interação”, ressalta Marcos Felipe que estudava mais cinco horas por dia além do tempo regular do Ensino Médio. A boa pontuação o deixou mais próximo do sonho de ingressar em uma universidade pública de Medicina.

Colega da mesma escola, Larissa Ramos da Silva, 18 anos, conquistou 960 pontos na redação do Enem. Ela conta que estava com receio de sua nota não ser boa, mas que foi surpreendida. Para ela, o importante é que os estudantes tenham incentivo, acreditem que são capazes e busquem o conhecimento.

Escola estadual de Passa Tempo tem dois alunos com pontuação acima de 920
Em Passa Tempo, no Centro-Oeste mineiro, a E.E. Coronel Américo Augusto de Oliveira, também chamou atenção por ter dois alunos em destaque no ENEM 2021. Segundo a diretora, Adriana Azevedo, houve um esforço para motivar os alunos à conscientização da leitura e da produção textual.

“Os professores de Português focaram na redação e toda semana havia aulas expositivas e de correção. Além disso, os demais professores das outras disciplinas eram orientados a trabalhar a leitura e a produção de texto. Nós promovemos, também, aos sábados, o chamado ‘aulão’, onde um professor universitário da capital ministrava apresentações sobre redação”, conta a diretora. A participação do aluno não era obrigatória, mas segundo ela, teve grande adesão.

Uma dessas alunas é Maria Clara, 18 anos, 940 pontos na redação do Enem, que mudou toda a sua rotina para priorizar os estudos. Para ela, um dos principais fatores que a ajudou a alcançar um bom resultado foi participar da salinha de redação. “Lá aprendi de verdade as técnicas. Toda semana fazia uma redação e em alguns meses havia simulados. A escola ensinou a base e eu fui atrás de mais conhecimento”, pontua Maria Clara, que vai tentar uma vaga em Medicina.

Assim como ela, na mesma escola, um outro aluno também foi o orgulho dos professores. Com 920 pontos, Luís Eduardo Nardi Sousa, 18 anos, dá a dica. “Você precisa ter grande repertório sociocultural para fazer uma boa redação. Ler ajuda muito”, pontua Luís, que sempre gostou da área de Humanas e pretende ingressar no curso de História ou de Letras. Para ele, o incentivo da professora de Português foi essencial. “Ela pegou bastante no pé”, brinca Luís.

Em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a aluna Marcela dos Santos Silva, 18 anos, da Escola Estadual João Felipe da Rocha, somou 920 pontos na redação. Para ela, a dica de ouro para um bom resultado é treinar muito. “Indico fazer o Enem como treino porque só fazendo para ter ideia de como é, a gente aprende a administrar o tempo de prova e ganha experiência”.

Ações específicas da rede estadual voltadas para o ENEM
Desde o Regime de Estudo não Presencial, implementado na rede estadual de ensino em 2020 e 2021, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) desenvolveu ações específicas para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, público-alvo do Enem. Além da elaboração dos conteúdos abordados pela prova nas apostilas dos Planos de Estudos Tutorado (PET), o programa televisivo Se Liga na Educação, uma das ferramentas de ensino remoto ofertada, dedicou a programação das teleaulas de sexta-feira especialmente para a preparação do Enem. O programa, exibido pela Rede Minas, também fica disponível no Youtube e no aplicativo Conexão Escola.

Outra ação foi o programa de reforço escolar, que consiste em aulas extras, ou seja, além da jornada de ensino regular, visando o fortalecimento das aprendizagens dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, em um trabalho pedagógico mais individualizado e direcionado.

Cinco competências são exigidas na redação do ENEM
Não é fácil atingir a nota máxima na redação do ENEM. Nesta última edição, cujo tema foi foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", apenas 10 estudantes tiraram nota mil em todo o Brasil.

A redação do ENEM tem caráter eliminatório e nota de corte de 300 pontos. Cinco competências são exigidas e analisadas: domínio da norma padrão da Língua Portuguesa; compreensão da proposta de redação; seleção e organização das informações; demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; elaboração de uma proposta solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.