A vocação regional que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) possui, especialmente em sua área de abrangência no território mineiro, ficou evidente com a divulgação da lista de aprovados na instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O resultado oficial foi divulgado nessa terça-feira (22/2), pelo Ministério da Educação (MEC).

Dos 641 aprovados na Unimontes, 550 são residentes em municípios das regiões Norte e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, onde a instituição já atua. Isso representa 85,8% do total de classificados dentro do limite de vagas. No geral, a Unimontes recebeu inscrições de 13 estados via SiSU, das cinco regiões do país.

A relação dos aprovados pode ser consultada pelo site sisu.mec.gov.br/#/selecionados. O primeiro lugar geral é do candidato Gustavo Rocha Ramos, de 20 anos, aprovado em Medicina pela ampla concorrência (sistema universal). Ele alcançou 814,91 pontos.

Outra informação importante e que revela o caráter inclusivo do ensino superior, do total 641 aprovados, 303 são de inscritos pelo sistema de reserva de vagas. Thaís Amanda Damasceno Silva, aprovada para o curso de Medicina na categoria de pessoas com deficiência, obteve o primeiro lugar geral entre os cotistas, com 788,46 pontos.

Medicina foi o curso mais concorrido no âmbito do SiSU/Unimontes, com 2.355 inscritos para as 28 vagas, o que representa 84 candidatos/vaga. Ainda entre os mais disputados estão Enfermagem (50 candidatos/vaga), Odontologia (42), Direito/Noturno (41), Direito Matutino (33) e Administração/Matutino (23).

Pré-matrículas

A pré-matrícula dos candidatos aprovados começa nesta quarta-feira (23/2), com o prazo se estendendo até 8/3. O mesmo período será observado para envio por parte dos candidatos aprovados pelo sistema de reserva de vagas para a documentação do Programa Socioeconômico.

Os documentos para pré-matrícula serão enviados por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., digitalizados em PDF, com a seguinte identificação: SISU 1/2022 - 1ª CHAMADA – “NOME DO CANDIDATO". Devem ser digitalizados os documentos originais: histórico escolar do ensino médio ou declaração provisória de conclusão do Ensino Médio; certificado de reservista, comprovantes da última eleição, Carteira de Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e foto 3×4 (recente).

Entre terça-feira (22/2) e o próximo dia oito de março, os inscritos na Unimontes pelo SiSU deverão manifestar o interesse em participar da lista de espera.