Ao longo desta semana, profissionais da educação das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que atuam como multiplicadores e coordenadores da Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide) estarão reunidos em Belo Horizonte para alinhar as ações que serão realizadas em 2022 no âmbito da iniciativa.

O encontro será dividido em dois momentos. Nesta terça-feira (8/3), os profissionais participam de uma conversa para apresentação das ações da Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental, repasse de orientações, apresentação dos resultados de 2021 e planejamento das ações de 2022. Já na quarta e quinta-feira (9 e 10/3), será a vez da equipe da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) realizar oficinas sobre gestão para resultados pedagógicos.

Atualmente, 896 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental participam da Gide. A iniciativa faz parte do programa Gestão pela Aprendizagem e é realizada, desde 2019, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a FDG.
Para a coordenadora da Gestão Integrada da Educação Avançada pela SEE/MG, Andréa Botelho, este é um importante momento para estreitar o contato com as equipes regionais. “Durante o ensino remoto, a Gide precisou ser adaptada e agora, com o retorno total das atividades presenciais, este encontro é importante para que possamos alinhar as ações para 2022, além de repassar os resultados alcançados em 2021. Ele também favorece a troca de experiências entre os educadores”.

A Gestão Integrada da Educação Avançada consiste em uma metodologia que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos. As estratégicas metodológicas representam um avanço no gerenciamento das instituições educacionais, uma vez que possibilita a visão sistêmica da escola.

A Gide é apoiada em um indicador próprio, o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS), que possibilita um diagnóstico mais rápido e assertivo das causas prioritárias que influenciam os resultados escolares. Nesse sentido, com o diagnóstico da realidade gerencial, a escola poderá elaborar um plano de ação focado na melhoria dos resultados de aprendizagem.

A partir da formação, as escolas serão orientadas a retomar a coleta de dados que compõem o IFC/RS. “O índice nos dá um raio-x mais apurado da real situação das unidades de ensino e nos ajuda a definir quais são as causas que estão impactando seus resultados, então, a escola elabora seu plano de ação para bloquear essas causas e melhorar os resultados”, finaliza Andrea.

Os profissionais que participam do encontro deverão fazer o repasse da formação para as unidades escolares. A analista educacional e supervisora regional da SRE Pará de Minas, Vânia Almeida de Lima, fala sobre suas expectativas em relação à formação. “Espero aperfeiçoar meus conhecimentos para apoiar melhor nossas equipes escolares na realização de práticas pedagógicas que de fato tragam benefícios aos nossos alunos”. A profissional também destaca as vantagens da Gide para as escolas. “São inúmeras, uma delas é que a comunidade escolar sente-se valorizada ao receber apoio, principalmente, no que se refere à organização e planejamento das ações pedagógicas”, conclui.