As inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) terminam na próxima quinta-feira (17). Podem participar escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas de todo o país. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas unidades de ensino, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da competição.

A Obmep ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da competição será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Clique aqui para acessar o regulamento com as datas e regras da Olimpíada.

Sobre a competição

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A Obmep contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Participação mineira na competição

Na 16ª edição da Obmep, os estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais faturaram: 39 medalhas de ouro, 153 de prata, 412 de bronze e 4.021 menções honrosas.

Com informações do Instituto de Matemática Pura e Aplicada