O governador Romeu Zema visitou, nesta quinta-feira (17/3), a Escola Estadual Doutor Pompílio Guimarães, localizada no distrito de Piacatuba, em Leopoldina, na Zona da Mata mineira. A instituição é destaque nacional pela execução de projetos de ensino durante o período da pandemia da covid-19. Além disso, a escola também receberá do Governo de Minas recursos para aquisição de novos mobiliários e equipamentos e também conjuntos de carteiras para alunos e professores.

A escola, que está a cerca de 24 quilômetros do centro de Leopoldina, atende cerca de 170 estudantes em três turnos de ensino, contando com ensino fundamental, dos anos iniciais e finais, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio.

O diretor da unidade, João Paulo Pereira Araújo, foi um dos dez vencedores da 24ª edição do Prêmio Nacional Educador Nota 10, que reconhece iniciativas de professores e gestores escolares no país. Além disso, a escola está no top 50 das instituições de ensino do projeto Escola fechada, Educação em Movimento. A unidade ainda está entre as vencedoras da 5ª edição do Prêmio Territórios, do Instituto Tomie Ohtake, em 2021, com o mesmo projeto.

O governador elogiou a ação do diretor e o empenho de toda a comunidade local.

"Fico satisfeito por estar aqui em Piacatuba visitando esta escola que é dirigida por um jovem diretor, o João Paulo, que tem feito um trabalho extremamente positivo, reforçando o aprendizado, melhorando o ensino, e trazendo de volta os alunos que, por conta da pandemia, acabaram se desconectando da escola. Além disso, a instituição tem realizado melhorias e desenvolvido ações com a comunidade local em parceria com a prefeitura. E o Estado também, com certeza, fará a sua parte. É muito bom ver que as coisas acontecem quando as pessoas estão envolvidas. E é o que está acontecendo aqui em Leopoldina", afirmou.

Investimentos

O Governo de Minas tem direcionado investimentos para melhorar a educação. A escola recebeu R$ 59 mil para a aquisição de mobiliários e equipamentos diversos. Os equipamentos já foram licitados e a direção aguarda a entrega pelo fornecedor. Além disso, a unidade vai receber 105 conjuntos de carteiras para alunos e três conjuntos para professores no valor de R$ 37,9 mil.

Ao todo, a cidade de Leopoldina recebeu R$ 1,8 milhão para a compra de mobiliários e equipamentos. Na regional do município, as escolas receberam R$ 6,5 milhões para as ações de melhoria.

Leopoldina também está incluída no Programa de Fortalecimento das Escolas Municipais, com a previsão de receber R$ 1 milhão para o desenvolvimento de dois convênios.

Prêmio Nacional Educador Nota 10

Com o início da pandemia da covid-19 em 2020, o processo educacional teve que se reformular e ir além dos muros da escola. E o trabalho realizado na comunidade durante o período, na tentativa de não deixar nenhum aluno se distanciar do processo educacional, foi nacionalmente reconhecido e premiado.

O distrito de Piacatuba tem cerca de 2,5 mil habitantes e a maioria reside na área rural, com acesso limitado à internet. Além disso, poucas crianças dispõem de plataformas digitais, como computadores, tablets ou celulares/smartphones.

Diante do desafio, os educadores adaptaram o Plano de Estudo Tutorado (PET), uma das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), para os diferentes níveis de aprendizado dos alunos de uma mesma classe.

O diretor e os professores da unidade elaboravam uma nova apostila, imprimiam e entregavam, uma a uma, nas residências dos estudantes. Assim, houve o fortalecimento do vínculo dos alunos com a escola, evitando a evasão escolar, e a articulação com os pais proporcionou grande engajamento da comunidade.

João Paulo foi um dos dez vencedores da 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, com o projeto “Escola fechada, Educação em Movimento”. Ao todo, foram 2,5 mil inscritos em todo o país.

O objetivo da premiação é reconhecer e valorizar professores e gestores escolares da educação infantil ao ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país. Os dez melhores projetos foram contemplados com R$ 15 mil.

Fonte: Agência Minas Gerais