“Meus momentos mais felizes na gestão costumam ser nas conversas com os diretores”, diz a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, na abertura da reunião realizada na última quarta-feira (30/3), na Fazenda da Vargem, onde esteve com os diretores de escolas que integram a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Nova Era.

Na ocasião, foram discutidos assuntos como reforço escolar, melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), recursos de manutenção e custeio, recomposição de calendário de pagamento, entre outros, além de um bate-papo com os convidados.

Julia começou a reunião pontuando sobre a importância do elo entre os diretores e a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). “O primeiro critério para trazer unidade à rede é tratar diretor com respeito. É conseguir arcar com as necessidades de garantir os repasses em dia, garantir a estrutura das escolas e equipamento e mobiliário decente. O segundo critério é trazer para a Secretaria a visão de um diretor de escola: não faz sentido trabalhar de um jeito sem entender como é a realidade do diretor. É necessário a coerência”, ressaltou a secretária, que estava acompanhada do subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas.

Julia comentou sobre o estado ter entregue o maior IDEB da história de Minas Gerais no ensino médio e sobre o crescimento na participação nas avaliações diagnósticas. Além disso, a secretária de Educação ressaltou outro dado a se comemorar. Durante os dois anos da pandemia da Covid-19, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou um estudo comparativo e na avaliação, o estado de Minas Gerais figurou entre os três melhores do Brasil no desenvolvimento do ensino remoto, com a aplicação do Regime de Estudo não Presencial. Minas alcançou nota 5,83 enquanto a média nacional ficou em 2,38. “Não é trivial. É trabalho. Nós comemoramos isso e gostaria de agradecer todos vocês”, pontuou a secretária.

A programação do dia contemplou, ainda, uma visita à Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, situada no bairro Serra, em Nova Era. A SRE Nova Era conta com 55 escolas estaduais, distribuídas em 15 municípios, que atendem cerca de 26 mil alunos.

Escola Nossa Senhora de Fátima, em Nova Era, recebeu mobiliários
Julia Sant’Anna e o subsecretário Igor de Alvarenga foram recebidos pela superintendente Regional de Ensino de Nova Era, Jânua Caeli Galvão, e a diretora da E.E. Nossa Senhora de Fátima, Márcia Aparecida de Araújo, para uma visita no prédio da unidade escolar. A instituição funciona em três turnos e oferta os anos finais do Ensino Fundamental, o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos e cursos técnicos profissionais, em um total de 923 alunos.

Parte do novo mobiliário de conjuntos de carteiras para as salas de aula que chegou recentemente na unidade escolar, adquiridos pela SEE/MG com recursos do Estado, ainda pôde ser visto nos corredores. Os móveis ainda estão sendo desembalados e colocados no lugar, renovando o ambiente escolar e garantindo mais conforto aos estudantes. As salas de aulas receberam todos os jogos de carteiras necessários para a renovação, um investimento de R$ 101 mil. Além disso, a escola comprou novos mobiliários e equipamentos diversos para os setores administrativos e para cozinha, em um total de R$ 92 mil repassados pela SEE/MG.

A escola também se prepara para receber, ainda neste primeiro semestre, 53 equipamentos, dentre computadores e notebooks, para a renovação do parque tecnológico na unidade, em um investimento de mais de R$ 247 mil.

Boa parte dos alunos da EE Nossa Senhora de Fátima, 68%, utilizam o transporte escolar. Vale destacar que todos os 15 municípios que integram a SRE Nova Era aderiram ao Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE-MG). Em janeiro, o Governo de Minas, por meio da SEE/MG, anunciou o reajuste dos valores repassados às prefeituras para o programa.

O aumento de 26,86% dos recursos correspondeu ao Índice Nacional da Variação de Custos do Transporte (INTC) e foi aplicado no valor per capita de todos os municípios. O percentual definido pelo Estado é superior à inflação geral do acumulado de 2021 (10%) e foi sensível ao aumento dos insumos do transporte escolar. Neste ano, a Secretaria também instituiu o repasse de um recurso adicional de 65% do valor per capita dos estudantes do 1º ano do ensino médio e do Ensino Médio em Tempo Integral, devido aos horários diferenciados de entrada e saída de turnos.