Entre os dias 4 e 8 de abril, as secretarias de Estado de Educação e de Saúde de Minas Gerais mobilizam as escolas da rede estadual a participarem da “Semana Saúde na Escola”. A iniciativa, que integra o conjunto de ações propostas pelo Programa Saúde na Escola, tem como tema este ano a “Prevenção da Covid-19 nas escolas”.

Nesta edição, o programa pretende estimular as unidades de ensino a desenvolverem ações que discutem a prevenção à Covid-19 nas escolas, a importância da imunização e das medidas sanitárias para que a retomada das aulas presenciais siga de forma segura. A ação estabelece um momento especial de mobilização das escolas e equipes de Atenção Primária à Saúde dos municípios para a realização de ações do Programa Saúde na Escola.

Todas as unidades de ensino públicas do Brasil poderão participar da semana especial. Com isso, a ação reforça o diálogo com os estudantes e a comunidade escolar sobre a prevenção e cuidados necessários para evitar a Covid-19.

O Programa

O Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação.

A Semana Saúde na Escola é uma mobilização nas escolas em que as equipes de saúde e de educação atuam de forma integrada desenvolvendo as ações do Programa, mas, em especial, uma ação definida a cada ano. A intenção é aproximar os profissionais da Atenção Primária à Saúde e os profissionais da educação básica das escolas da rede pública de ensino, a partir das ações de promoção da saúde e de prevenção de agravos, realizadas durante essa semana, permitindo que a interação se torne parte do cotidiano da escola.