Psicólogos e assistentes sociais que participam do processo seletivo simplificado (PPS) para atuar na rede estadual de ensino de Minas Gerais já podem consultar a listagem final dos candidatos aprovados para a segunda fase. Ao todo, serão contratados 460 profissionais que irão atuar em núcleos distribuídos em vários municípios das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Para consultar o resultado final da primeira etapa, clique AQUI.

O PSS é composto por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira consiste na análise do requisito de habilitação e das informações curriculares. Ao todo, foram recebidas cerca 12 mil inscrições, sendo seis mil candidatos classificados para a segunda fase, que consiste em uma entrevista técnico/comportamental.

Os candidatos podem acessar este link e acompanhar o resultado definitivo da primeira etapa após a análise dos recursos interpostos. De acordo com o Superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Paulo Henrique Rodrigues, a convocação dos candidatos classificados para a fase de entrevistas será realizada de forma escalonada, por município.

A divulgação da data e horário da entrevista será feita gradativamente, em lotes, respeitando a antecedência mínima de dois dias da realização da entrevista, conforme previsto no Edital. Os lotes serão agrupados por cargo/município e o chamamento obedecerá a ordem alfabética de municípios. Portanto, orientamos que os candidatos fiquem atentos às publicações no site da SEE/MG, na aba específica do edital do PSS, por meio DESTE LINK

Cada candidato convocado para a segunda etapa receberá o link de acesso à sala de videoconferência no e-mail fornecido no ato da inscrição com, no mínimo, 30 minutos de antecedência do horário agendado para a entrevista.

O contrato será de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Núcleos de Psicologia e Serviço Social na Educação Básica

Nos núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social, serão desenvolvidas ações que auxiliem as unidades de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.

Cada núcleo contará, no mínimo, com um psicólogo e um assistente social. O quantitativo de profissionais levará em consideração o número de escolas estaduais localizadas no município. As SREs serão as responsáveis por organizar a implementação dos núcleos, de acordo com a necessidade de atendimento. Serão priorizadas as cidades cujas escolas e regionais tenham mais registros de situações de violação de direitos dos estudantes na rede estadual de ensino.

Psicólogos e assistentes sociais são responsáveis por auxiliar a escola e a equipe gestora na condução do processo pedagógico, no apoio aos alunos, às famílias e aos profissionais. “Não é um atendimento clínico, individualizado, é uma perspectiva mais coletiva na atuação de psicólogos e assistentes sociais. Então, é um profissional que vai apoiar a escola para o aperfeiçoamento do atendimento que já é feito pelos profissionais da unidade”, explica Paulo Henrique.