O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), divulgou, nesta quarta-feira (06/04), o catálogo de cursos técnicos oferecidos na 2ª edição do programa Trilhas de Futuro.

Os estudantes interessados em uma vaga para as formações profissionais gratuitas ofertadas pelo programa já podem acessar o site para conferir a disponibilidade das opções em suas regiões. No documento, estão listadas as instituições, cursos e municípios que estarão com vagas abertas. As inscrições começam nesta quinta-feira (07/04) e poderão ser feitas pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Nesta edição, o programa ofertará 40 mil vagas em mais de 110 municípios mineiros, em todas as regiões do estado, com mais de 70 opções de cursos técnicos. A iniciativa tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas credenciadas. Além da formação, o estudante recebe, também, uma ajuda de custo de R$ 18 reais ao dia para suporte com alimentação e transporte.

O novo edital ampliou as opções de cursos em diversos municípios e, para este ano, há uma grande variedade de áreas. Serão oferecidos formação técnica em Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas, Estética, Farmácia, Recursos Humanos, Contabilidade, Meio Ambiente, Agropecuária, Mineração, Logística, Administração, Informática, Eletromecânica, Mecânica, Automação Industrial, Edificações, Metalurgia, Soldagem, Design de Interiores, Moda, Produção de Áudio e Vídeo, Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais, Panificação, Química, Biocombustíveis, Marketing, Saúde Bucal, Tradução e Interpretação de Libras, entre outros.

Para acessar o catálogo do Trilhas de Futuro, clique neste link.

Inscrições
As inscrições começam nesta quinta-feira (07/4) e poderão ser feitas pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. A previsão de início das aulas é no dia 25 de julho.

Poderão se inscrever para as vagas, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino.

Pelo menos 70% das vagas contratadas devem se destinar aos estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os jovens matriculados em outras redes públicas, em redes privadas e, em seguida, para os jovens egressos do ensino médio.

Programa começou em 2021
A primeira edição do Trilhas de Futuro, lançada no ano passado, ofertou 75 mil vagas em 110 municípios mineiros, com mais de 50 opções de cursos técnicos em um investimento governamental de R$1 bilhão. Foram mais de 71 mil alunos matriculados e as primeiras turmas iniciaram as atividades em 25 de outubro de 2021.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 91 visitantes e Nenhum membro online