A atuação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) na oferta de cursos profissionalizantes conta com o incremento do Programa Novos Caminhos, do governo federal, ministrado por meio de convênio com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept).

Em novo edital, a Unimontes está oferecendo 570 vagas para a formação de 19 turmas em nove cursos, com alcance em 11 municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (13/4), por meio de formulário pela internet. Todos os cursos são oferecidos gratuitamente, e podem participar qualquer pessoa da comunidade. “Um dos diferencias está na possibilidade de incremento em processos produtivos e de gestão, com perspectiva de melhorar a renda familiar”, sugere o diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Alves Veloso.

Após as inscrições, a classificação final será definida de acordo com critérios sociais, com prioridade para alunos da rede pública, pessoas com deficiência, beneficiários de programas sociais (federais e estaduais), dentre outros. Há um auxílio de R$ 9 por cada aula assistida, para custeio do transporte e alimentação.

O professor Geraldo Herystarley Veloso é o coordenador institucional do Programa Novos Caminhos no âmbito do Cept/Unimontes, e explica que os cursos oferecidos são de formação inicial ou continuada. As aulas são presenciais nos respectivos municípios, de segunda a sexta-feira. O limite é de 30 vagas para cada turma, com atividades noturnas na maior parte dos cursos. A carga horária varia entre 160 e 200 horas/aula.

“São cursos de curta duração, de caráter profissionalizante, com a expectativa de dar oportunidade às pessoas dos mais diversos perfis a incrementar suas atuais atividades ou mesmo buscar uma nova fonte de renda, com orientação, conhecimento e organização”, destaca o coordenador.

Dependendo da área de conhecimento do curso, há critérios para a participação como o nível de ensino: fundamental I (1ª à 5ª série) ou fundamental II (6ª à 9ª série).

Esta será a primeira oferta em 2022 do Cept/Unimontes por meio do Programa Novos Caminhos. No segundo semestre, será lançado novo edital, com novos cursos e novos polos.

Clique aqui para ver os cursos disponíveis e os locais.