Os jovens que buscam uma oportunidade de formação profissional ainda podem se inscrever no Trilhas de Futuro. O programa do Governo de Minas, que chega em sua segunda edição, oferta 40 mil vagas de cursos técnicos gratuitos em todo o estado para estudantes do Ensino Médio e jovens que já concluíram essa etapa de ensino.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, são cerca de 18 mil vagas para mais de 40 cursos profissionalizantes, como técnico em enfermagem, eletrônica, eletromecânica, segurança no trabalho, química, farmácia, meio ambiente e desenvolvimento de sistemas. Essas vagas estão distribuídas em 24 instituições de ensino credenciadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Brumadinho, Nova Lima, Caeté, Pedro Leopoldo, Santa Luzia e Vespasiano. Para se inscrever, o interessado tem até o dia 25 de abril para realizar o cadastro no site https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/.

Os candidatos podem se inscrever para até três cursos de sua preferência, indicando o turno desejado. Clique aqui e confira o Catálogo de Cursos. Caso seja selecionado, ele receberá a confirmação para realizar a matrícula junto à instituição de ensino para a qual foi encaminhado. O período para a matrícula será de 27 de abril a 6 de maio. Haverá, ainda, entre o período de 12 a 26 de maio, a chamada para vagas residuais. A previsão de início das aulas é em 25 de julho.


Quem pode se inscrever?

As vagas são para estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes, mas é importante o candidato ter conhecimento dos critérios e ordem de prioridade e desempate na seleção das vagas.

Além da formação técnica gratuita, o programa oferece, também, uma ajuda de custo de R$18 reais ao dia para custos com alimentação ou transporte. Esta 2ª edição está oferecendo um total de 40 mil vagas em 71 opções de cursos em mais de 110 municípios. Durante o período de inscrição, o candidato que não tiver acesso aos recursos digitais poderá procurar uma escola estadual do seu município para realizar o cadastro.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 66 visitantes e Nenhum membro online