Ser reconhecido e premiado é o sonho de qualquer pessoa, mas, imagine ser homenageado em uma das avenidas mais importantes de Nova York. Foi o que aconteceu com a Priscila Brito.

A jovem, de 17 anos, é estudante da Escola Estadual Santo Antônio, no município de Miraí, na zona da mata mineira. Junto com outras duas amigas, a Istéfane Mendes e a Gabriele Medeiros, ela desenvolveu um projeto para diminuir a evasão escolar durante a pandemia na comunidade da sua região.

O projeto já impactou cerca de 2 mil pessoas, entre jovens e adultos, e ainda ajudou na alfabetização de moradores de Miraí e região. Segundo Priscila, que cursa o 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), isso só foi possível com o uso da tecnologia. “Por causa da pandemia, usamos o Google Meet e algumas aulas do curso de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos para expandir o conhecimento”, disse a jovem.

Inicialmente, as alunas conversaram com a direção da escola para entender os prejuízos que a pandemia havia provocado na região. “A nossa ideia foi impactar vidas de forma positiva, ser a diferença que eu desejo que o mundo seja. Então, eu e minhas amigas nos reunimos com o corpo docente da nossa escola, que nos deu apoio, e iniciamos as monitorias. Nós acreditamos que o que aprendemos, se torna parte do que somos”, disse com orgulho.

Na unidade de ensino, durante o Regime de Estudo não Presencial, quando as aulas presenciais foram suspensas por causa da pandemia da Covid 19, ela auxiliou os colegas que tinham dificuldades na resolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e incentivou a participação dos alunos no ensino remoto.

Fora da escola, o projeto idealizado por Priscila e as outras colegas auxiliou no processo de letramento e alfabetização de jovens e adultos. “Entramos em contato com a gestão municipal e com a igreja da cidade. Vimos a necessidade de auxiliar essas pessoas. Nós treinamos a leitura com eles e auxiliamos nas atividades que a professora passava”, conta.

Chamado de “Unidos Educação Miraí”, o projeto foi tão impactante que as alunas da Escola Estadual Santo Antônio foram selecionadas para participar de uma jornada da ONG Embaixadores da Educação, que impulsiona estudantes de escolas públicas como transformadores sociais, a Crie o Impossível. O Unidos Educação do Miraí é coordenado pela diretora Renata Capobianco e o professor Ricardo Silveira e foi criado a partir de uma iniciação científica desenvolvida dentro da E.E Santo Antônio.

Priscila ainda cita a importância da educação, parafraseando o educador Paulo Freire. “Acreditamos muito na importância da conexão entre pessoas e nos benefícios que essa conexão pode trazer para a sociedade.Como já dizia Paulo Freire, a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, revelou a jovem.

A participação na jornada rendeu bons frutos e a estudante acabou sendo selecionada para representar o Brasil na premiação internacional "Prudential Emerging Visionaries", que busca destacar líderes de iniciativas comunitárias em diversos países. A equipe Unidos Educação Miraí foi contemplada com o 2° lugar do Prêmio Prudential Espírito Comunitário, representado pela fundadora Priscila Brito. A premiação recebeu cerca de duas mil inscrições de jovens voluntários de todo o país.

Por ter chegado à final, ela teve sua imagem exposta, em forma de homenagem, em um telão na 5ª Avenida, em Nova York, nos Estados Unidos, no evento Emerging Visionaries. Priscila ainda faturou R$ 10 mil reais e decidiu doar toda a bolada para a ONG Embaixadores da Educação. “Foi muito emocionante ser campeã, pois a equipe Unidos Educação Miraí sempre fez o que deveria ser feito com muito amor e dedicação, não fazíamos para receber algo em troca, e sim porque queremos fazer a diferença”, conclui com entusiasmo.

Prêmio Prudential

O Prêmio Prudential Espírito Comunitário é um programa de reconhecimento e incentivo ao jovem empreendedor social e está presente em mais de 4 países. No Brasil, ele acontece desde 2015, reconhecendo a dedicação de jovens na construção de um mundo mais justo e com mais oportunidades.

Escola Transformação

A Escola Estadual Santo Antônio, localizada no município de Miraí, foi um dos destaques do Prêmio Escola Transformação 2021, concedido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação. A unidade de ensino conquistou três premiações, duas na segunda edição e uma na terceira, totalizando um valor de R$ 300 mil para o desenvolvimento de projetos pedagógicos.

A unidade de ensino atende cerca de 1300 estudantes, com oferta de ensino fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).