Quando a pandemia da Covid-19 forçou as escolas a fecharem as portas devido às restrições sanitárias, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu e ofereceu ferramentas que pudessem diminuir a distância entre professores e estudantes durante o ensino remoto.

O aplicativo Conexão Escola estava entre as alternativas de apoio pedagógico. Em 2021, foi lançada a versão com recursos para aulas online por meio da interface com o Google Sala de Aula e o uso do pacote For Education, com a devida formação dos professores. Neste ano letivo, mesmo com o retorno das aulas 100% presenciais, o Conexão Escola - na versão 3.0 - segue como ferramenta de apoio educacional e continua a contar com a navegação com dados móveis patrocinados – quando não há utilização do pacote de dados do usuário.

No aplicativo Conexão Escola, os estudantes têm acesso às teleaulas e vídeos veiculados no programa Se Liga na Educação, transmitido pela Rede Minas; quadro de avisos com informações e alertas importantes; o plano individual de estudos, baseado no resultado das avaliações; e dicas e materiais de apoio para o estudo. Além disso, os professores podem utilizar o aplicativo para disponibilizar conteúdos extras sobre temas abordados em sala de aula.

A professora Ana Alice Lima, da Escola Estadual Caminho à Luz, do bairro Esplanada, em Belo Horizonte, considera a ferramenta fantástica. Segundo ela, uma das características importantes do aplicativo é o espaço e a praticidade para disponibilizar conteúdos complementares. “O Conexão Escola me dá diversas possibilidades. Uso para fixar a atenção do meu aluno colocando textos interessantes, sugestões de filmes, documentários, tudo que possa complementar o que dei em sala de aula. Quero que eles leiam textos de forma prazerosa e não de forma obrigatória, e uso o aplicativo para incentivá-los. A tecnologia veio para ficar e devemos usar da melhor forma para grandes proveitos”, relatou a professora de língua portuguesa.

Ana Alice conta que o uso da plataforma possibilita a economia com cópias dos materiais e, ainda, há o estreitamento da comunicação com o estudante. “O aplicativo ajuda aqueles alunos mais tímidos que têm vergonha de perguntar durante a aula. Eles sentem liberdade em se expressar com os professores e ficam à vontade para tirar as dúvidas sobre o conteúdo, coisas que na sala não teriam”, explica a professora.

Com o uso dessa tecnologia, as oportunidades de ensino e aprendizado entre professores e alunos estão ainda mais interativas. Os celulares se tornaram aliados no desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e chamativas aos olhos dos estudantes em uma geração engajada no mundo tecnológico. A coordenadora de tecnologias educacionais da SEE/MG, Kerolay Marques, explica que o uso das tecnologias em sala de aula “garante uma maior conexão entre professor e aluno na questão do envio de materiais e da utilização de ferramentas complementares. Os celulares chegam com a possibilidade de manter e aperfeiçoar o contato com as ferramentas educacionais usadas durante o período de isolamento social”, conta.

Para tirar dúvidas sobre o app acesse o Guia Prático Aplicativo Conexão Escola. O material ensina como baixar e instalar o aplicativo no smartphone. As especificações técnicas e recomendadas para uso é para Android 4.0 (API de nível 14) e IOS 9.0.

Guia de Uso de Smartphones como Ferramenta Pedagógica

Mas para que os celulares sejam de fato aliados no processo de ensino e aprendizagem, os alunos precisam conhecer e seguir algumas orientações importantes para uso dos aparelhos nas salas de aula ou espaço educativo. Para isso, a Secretaria de Estado de Educação desenvolveu o Guia de Uso de Smartphones como Ferramenta Pedagógica. O material, disponível neste link, abrange alguns princípios básicos e norteadores para o uso de celulares nas práticas pedagógicas das escolas estaduais de Minas.

O smartphone deve ser estritamente usado para objetivos e assuntos próprios e inerentes ao contexto pedagógico educacional. Em caso de descumprimento ou prática de crime digital, cibernético ou fake news, a escola deverá atuar conforme previsto no regimento escolar. “São orientações que já atendem as legislações vigentes para o uso do smartphone em sala de aula apenas para fins pedagógicos. Então, o aluno deve deixar o aparelho no modo silencioso, evitar manusear sem autorização do professor e, utilizar fones de ouvido para assistir algum vídeo, sob orientação do professor. Também é proibido fotografar ou filmar, sem autorização.” explicou a coordenadora de tecnologia educacionais.