Medida foi tomada devido à suspensão das atividades escolares na rede pública estadual como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19)

Com a decisão do Governo de Minas de adiantar o recesso escolar na rede pública estadual como uma das medidas de combate e enfrentamento ao avanço do Covid-19, algumas escolas que já haviam adquirido insumos para preparação da merenda escolar estavam correndo o risco de perder os alimentos perecíveis, como por exemplo legumes, frutas e verduras. Por isso, para evitar o desperdício a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhou um memorando para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) orientando a doação destes alimentos perecíveis para as famílias de estudantes atendidas pelo Programa Bolsa Família.

A Escola Estadual Carlos Magno de Carvalho, no distrito de São Bento de Caldas, em Santa Rita de Caldas, realizou as doações dos gêneros alimentícios perecíveis que estavam estocados na unidade escolar e que seriam utilizados na alimentação dos alunos nesses dias de março.

Segundo a diretora da escola, Leila Monteiro, “fomos às casas das famílias indicadas pelos membros do Colegiado Escolar e fizemos as doações. Essas pessoas possuem de três ou quatro filhos e são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Eles ficaram muito gratos”, revelou.

Marlise Felix é diretora da Escola Estadual Célia Lemos, em Patrocínio, e a unidade escolar também seguiu as recomendações da SEE/MG para distribuir os alimentos. “O Colegiado Escolar levantou a situação das famílias dos nossos estudantes beneficiários do programa e identificou quatro que estavam necessitando de ajuda. Obedecendo as recomendações para evitar aglomerações, marcamos horários diferentes para que cada responsável pudesse buscar os alimentos aqui na escola”, concluiu Marlise.

A superintendente Regional de Ensino de Poços de Caldas, Noêmia Furtado, contou que diversas escolas da região também realizaram as doações. Ela destacou a importância da ação, uma vez que “a medida não só minimiza a situação de vulnerabilidade ao oferecer às famílias alimentos para o sustento, como também traz um aconchego aos estudantes enquanto eles se encontram distantes do convívio escolar”, enfatizou.

Orientações

No documento, a SEE/MG orienta que a medida deve ser discutida com integrantes da caixa escolar e que seja elaborado um termo de doação, que deve ser assinado tanto pelo responsável pela doação e, também, por quem está recebendo os alimentos, além de informar a quantidade doada e o tipo de produto.

Desde o dia 23 de março, as aulas na rede estadual de ensino estão suspensas a partir da publicação da Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº18. O documento determinou o adiantamento de 15 dias de recesso escolar previstos no calendário escolar deste ano. Sendo assim, as escolas da rede pública estadual estão paradas até o dia 13 de abril.

30 de Março de 2020