O Governo Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), está possibilitando a participação de estudantes e professores da rede estadual de ensino em eventos literários realizados no estado.

Além de conhecer de perto várias publicações literárias e participar de palestras e oficinas, alunos e educadores recebem vouchers para aquisição de livros nesses eventos. Neste ano, a SEE/MG vai destinar cerca de R$ 15,3 milhões em ações de incentivo à leitura com distribuição de vale-livros para a rede estadual.

Só na Bienal Mineira do Livro 2022, que ocorre de 13 a 22 de maio, no BH Shopping, em Belo Horizonte, devem participar 40 mil estudantes e 10 mil professores de escolas estaduais. A SEE, parceira do evento, realizado pela Câmara Mineira do Livro e a Asa Produções, vai custear a alimentação e o transporte desses alunos e professores para a participação na feira. Além disso, a Secretaria vai distribuir R$ 3 milhões em vales-livros, destinados a aquisição de obras literárias diversas, propiciando, assim, vivências significativas e enriquecedoras que possam contribuir para o desenvolvimento de todos os participantes de forma integral e prazerosa, já que o encontro possibilita, além da feira dos livros, diversas atividades e apresentações musicais, artísticas e culturais.

O evento contará com a participação de 328 escolas selecionadas pelas Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, Pará de Minas e Sete Lagoas, contemplando estudantes de todas as etapas de ensino.

Eventos literários

Em maio deste ano, cerca de 10 mil estudantes e 960 professores participaram do Encontro Literário do Cerrado (Elicer), em Ituiutaba. O evento faz parte do Circuito Mineiro Elicer, que tem programação prevista para atender várias cidades de Minas Gerais. Até o final do ano, serão realizadas edições da Elicer em cidades do Triângulo, Oeste e Norte do Estado. A SEE/MG também será parceira na realização da Feira Nacional do Livro, que acontecerá em Poços de Caldas, no sul do Estado.