Uma especialização, um mestrado ou doutorado, podem representar ao servidor público um avanço na carreira com a melhoria do salário referente às promoções por nível de formação adicional.

Assim, o Trilhas de Futuro Educadores, projeto no qual o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), incentiva a formação continuada dos servidores da rede estadual de ensino através da oferta de cursos de pós-graduação gratuitos, representa um grande passo de investimento pessoal e profissional. Os interessados podem realizar o cadastro até às 16h do dia 23 de maio, pelo site https://trilhaseducadores.mg.gov.br/ As formações são para diferentes áreas voltadas para profissionais da Educação, tanto para professores, quanto para os servidores técnico-administrativos que atuam nas escolas estaduais, nas regionais e na unidade central.

Serão oferecidas, gratuitamente, 40 mil vagas em diversos cursos de pós-graduação - especializações, MBAs, mestrado e doutorado - em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, previamente credenciadas.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues, os cursos de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) serão ofertadas no formato EAD (Educação a Distância). Segundo ele, essa opção permite que os servidores, independentemente de onde estejam no estado, possam se inscrever e estudar, além de não ficar restrito a uma instituição somente pela localidade. Vale pontuar, porém, que para mestrado e doutorado, algumas instituições têm regras para carga horária presencial.

Na inscrição para as especializações e MBAs, os servidores podem optar por até três cursos, o que amplia as chances de ingresso ao projeto. Para mestrado e doutorado não há limite para as escolhas. Lembrando que cada servidor poderá se matricular e participar de apenas uma formação. O catálogo de cursos está disponível neste link.

Formações não são prioritárias apenas a professores
No âmbito da escola, o Trilhas Educadores oferece formação também aos especialistas da educação básica, formação aos gestores, e aos que atuam nas secretarias das escolas. Um dos cursos que está sendo mais procurado pelos servidores é o de Secretariado e Administração Escolar - pós-graduação voltada para a atuação do secretário de escola.

“O projeto permite que o servidor avance na carreira e, ao mesmo tempo, permite que ele preste o melhor serviço para a rede, na medida em que ele se atualize. Isso aumenta a qualidade da entrega deste servidor”, pontua o Superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues.

Outro campo importante que se fez notável na Educação durante o período restritivo da pandemia da Covid-19 é o da tecnologia. Nessa área, há especialização de Ensino Híbrido e Tecnologias Educacionais; Especialização em Formação e Gestão e Planejamento em Educação a Distância (EAD), Mídias, Tecnologias e Comunicação para o Ensino Básico; entre outros.

Temas transversais relevantes como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Inclusiva, com o curso de Libras, a Psicopedagogia e a Neurociências aplicada à Educação também estão na lista.

No setor administrativo, há opções como Direito Administrativo e Gestão Orçamentárias e Financeira no Setor Público, além de Gestão Financeira Escolar. Importante lembrar que os o Trilhas Educadores contempla também os servidores efetivos das carreiras da Educação que atuam na unidade central da SEE e nas Superintendências Regionais de Ensino. “O catálogo de formação é muito amplo quanto aos temas e às instituições”, ressalta Paulo Henrique.

A SEE/MG credenciou, por chamamento público, 31 instituições públicas e privadas de diversas regiões do estado e de abrangência nacional. A pasta tem a intenção de monitorar os cursos para garantir que a qualidade esperada seja entregue ao longo do projeto.

Quem pode se inscrever
Podem se inscrever para as formações, servidores da SEE/MG com graduação em licenciatura, bacharelado ou superior tecnológico, ocupantes de cargo efetivo e estável das carreiras de Professor de Educação Básica (PEB); Especialista em Educação Básica (EEB); Analista Educacional (ANE) / Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANEI); Analista de Educação Básica (AEB); Técnico da Educação (TDE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Assistente de Educação (ASE). Também é necessário estar em exercício na Unidade Central, Superintendências Regionais de Ensino ou em alguma unidade escolar do Estado.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 239 visitantes e Nenhum membro online