No dia 18 de maio de 2020, apenas dois meses após a suspensão das atividades escolares presenciais devido à pandemia da Covid-19, a Rede Minas exibiu, pela primeira vez, o programa Se Liga na Educação, levando para dentro das casas dos estudantes mineiros um pouco da sala de aula.

O Se Liga, juntamente com o Plano de Estudo Tutorado (PET) e o aplicativo Conexão Escola, foi uma das ferramentas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais dentro do Regime de Estudo não Presencial, como garantia do direito ao ensino e aprendizagem dos estudantes, mesmo que de forma remota. Mesmo com a retomada completa das atividades presenciais na rede estadual de ensino, o Se Liga na Educação fez tanto sucesso que segue na programação e completa dois anos no ar, se consolidando como um importante apoio pedagógico a estudantes e educadores.

O Se Liga na Educação tem uma programação diária, de segunda a sexta-feira, na Rede Minas e TV Brasil, com aulas de cada área de conhecimento, contemplando todos os componentes curriculares. As teleaulas também podem ser assistidas pelos canais do YouTube da Rede Minas e do Estúdio Educação MG, onde ficam disponíveis. Atualmente, o “Se Liga” funciona como um complemento ao ensino presencial. Em 2022, o programa passou a ter foco no desenvolvimento de habilidades do Currículo Referência de Minas Gerais.

Cerca de 230 profissionais de diferentes áreas atuam no projeto que leva e leva conteúdos para jovens e adultos. Entre o público alcançado, não estão apenas os alunos mineiros, mas também estudantes, jovens e adultos, de outros estados e até de fora do Brasil.

A Rede Minas é transmitida em Belo Horizonte e na Região Metropolitana no canal 9 da TV Aberta. Para as outras cidades, verifique em http://redeminas.tv/como-sintonizar.

Alunos podem enviar dúvidas relacionadas aos conteúdos das aulas, de segunda à sexta, no horário 11:15 a 12:30 através do WhatsApp, (31) 98295-2794 ou ligue para (31) 3254-3009.