Prêmio Liga STEAM busca incentivar educadores e alunos que aplicam metodologias baseadas em projetos dentro de sala de aula

O grande desafio dos educadores tem sido trabalhar competências, e não apenas disciplinas. Aquele modelo compartimentado usado antigamente já não supre as necessidades dos alunos, que encaram um mundo cada vez mais integrado fora da sala de aula. Mas como trazer esta realidade para os projetos pedagógicos? Existem educadores que já começaram a pensar sobre isso, e melhor: já começaram a praticar por meio de metodologias como a Aprendizagem Baseada em Projetos.

Para incentivar estas práticas e inspirar educadores a seguirem o mesmo caminho, a Fundação ArcelorMittal está promovendo o Prêmio Liga STEAM, uma versão atualizada e cheia de novidades do antigo Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, realizado há mais de 30 anos pela instituição. Alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos objetivos da Agenda 2030 para desenvolvimento sustentável, a iniciativa busca atender às necessidades da comunidade escolar e busca um futuro melhor para a educação.

Podem se inscrever, gratuitamente, estudantes e professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que queiram desenvolver projetos de Sustentabilidade, dentro da metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Artes e Matemática). Os candidatos serão divididos nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio, de acordo com o ano que estudam. Os professores que participarem das ações do prêmio vão receber uma formação em Educação STEAM, Aprendizagem Baseada em Projetos e Design Thinking aplicado na educação, com certificação. Cada educador pode se inscrever com 5 turmas diferentes, de até 50 estudantes.  Além disso, serão mais de R$700 mil em prêmios. “Na avaliação dos projetos, vamos levar em conta a criatividade e o protagonismo dos estudantes no projeto, a intervenção na comunidade na qual ele se insere, além, claro, do impacto que a iniciativa promove dentro dos temas de Sustentabilidade”, diz Catarina Lutero, Analista de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal.

As inscrições abrem no dia 25 de maio e vão até o dia 20 de junho. Na primeira etapa, os candidatos precisam preencher um formulário online. As etapas seguintes vão sendo informadas aos candidatos à medida em que eles avançam no processo. A cerimônia de premiação dos projetos vencedores acontece no dia 22 de novembro de 2022.

Para saber mais, acesse: www.ligasteam.com.br/premio .