De acordo com a Undime-MG, o uso do material pelas prefeituras será facultativo, mas todos receberão o Plano de Estudo Tutorado (PET) e poderão adequar o material de acordo com a sua realidade

22 de Abril de 2020

Neste cenário extraordinário de isolamento social causado pela pandemia do Covid-19, a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG) se fortalece ainda mais na construção de iniciativas voltadas para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes mineiros. A entidade auxiliou a SEE/MG na elaboração do Plano de Estudo Tutorado (PET) voltado para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental e, além das escolas estaduais, o material será disponibilizado também para as redes municipais. O PET integra o Regime de Estudo não Presencial.

“A Undime-MG é sempre parceria da Secretaria porque entendemos que estado e municípios devem caminhar juntos. Nos deu muito prazer participar da confecção dos cadernos. Em um momento difícil como esse, a nossa parceria tem que se fortificar ainda mais”, destaca a presidente da Undime-MG, Andréa Pereira da Silva.

O PET consiste em apostilas mensais de orientação de estudo e atividades por ano de escolaridade. Os conteúdos foram baseados no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo Andréa, o material estará disponível para todas as prefeituras e seu uso será facultativo. “Mesmo se o município já estiver desenvolvendo alguma atividade, ele poderá usar o material e adequá-lo de acordo com a sua necessidade. Todos irão receber”, afirma.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Faria, ressalta que a utilização do material pelas redes municipais de ensino terá impacto positivo no desenvolvimento do estudante. “Estamos mais uma vez consolidando essa parceria e esse regime de colaboração com a Undime-MG. Esse material chegando também às redes municipais de ensino ajudará a dar continuidade ao processo de desenvolvimento dos alunos evitando, assim, uma interrupção brusca. É muito importante estarmos juntos pensando em todos os alunos do estado”.

Programa de TV “Se Liga na Educação”

Além do PET, os alunos das redes municipais também poderão acompanhar outra ação que será ofertada dentro do Regime de Estudo não Presencial. O programa “Se Liga na Educação” será transmitido, pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, sempre de 7h30 até as 12h30.

Serão quatro horas de aulas gravadas (7h30 às 11h30), além de uma hora (11h30 às 12h30) ao vivo onde os estudantes poderão interagir, por meio das redes sociais, WhatsApp e telefone, com os professores no estúdio. A previsão é que o primeiro programa seja transmitido no dia 11 de maio.

O programa de TV é resultado de uma parceria entre a SEE/MG e a Rede Minas, que é uma rede de televisão brasileira de cunho cultural e educativo. A emissora está no ar no canal 17 UHF ou 9.1 (HD) e 9.2 (SD); Net 20 e Net HD 520; Oi 09; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3 e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina. O conteúdo também é disponível ao público pela Internet, através do site da emissora www.redeminas.tv e do aplicativo (redeminas.tv/aplicativoRedeMinas).