Iniciativa prevê disponibilização de material de forma on-line e não virtual e pretende alcançar o maior número de estudantes da rede em todo o estado

24 de Abril de 2020 

 

O planejamento das ferramentas para implementação do Regime de Estudo não Presencial pela Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE/MG) na rede estadual tem sido discutido e construído em diálogo com as entidades de ensino. É consenso entre todos os envolvidos que é fundamental oferecer aos alunos, neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas por tempo indeterminado, uma alternativa enquanto permanecer essa situação. A paralisação das atividades escolares de forma presencial foi uma medida tomada no enfrentamento da pandemia da Covid-19, como recomendado por especialistas e equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A qualidade do material produzido e das estratégias para alcançar os alunos do estado foi destacada por representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) e do Conselho Estadual de Educação (CEE) durante reunião.

Na agenda, as estratégias e os conteúdos desenvolvidos para os alunos da rede estadual foram submetidos aos representantes das entidades para que pudessem ser feitas contribuições na construção dos Planos de Estudo Tutorado (PET), fortalecendo ainda mais a parceria entre os municípios e o estado. Segundo o secretário de Estado Adjunto de Educação, Edelves Rosa Luna, a recepção ao material desenvolvido foi bastante elogiosa e serviu para enriquecer o trabalho de maneira que seja construída a melhor estratégia para alunos e professores.

“Construir a validação desses planos com essas entidades, colher sugestões e, principalmente, trabalharmos a logística de operacionalização com a contribuição de todos os entes é fundamental para o sucesso dessa operação, assim como para a continuidade do processo de aprendizagem dos nossos estudantes e para que alcancemos bons resultados dessa nossa ação”, destacou Edelves.

Em ofício encaminhado à SEE/MG, o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Manoel Humberto Gonzaga Lima, destacou que o estudo remoto e as aulas não presenciais acompanhados dentro de uma gestão eficaz certamente vão contribuir para a superação deste momento. Ele ainda ressaltou a qualidade do material desenvolvido no plano desenhado em Minas. “Reitero a minha impressão que se trata de uma metodologia planejada de uma forma inteligente que imagino possível alcançar os objetivos junto aos alunos do ensino fundamental que compõem inclusive as Redes Municipais de Ensino, pelo formato e aplicabilidade em momento tão difícil de enfrentamento à pandemia da COVID-19, que passa nossa nação”.

Para a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), Andrea Pereira, o momento é de reunir esforços para que a estratégia consiga garantir o aprendizado dos alunos, considerando o momento que é novo para todos que estão envolvidos com a educação. Andrea ainda destaca que o principal ponto é garantir a manutenção da relação com o ensino. “As ideias estão sendo ótimas e a gente tentou ajudar da melhor maneira, com as estratégias, para que o vínculo com a escola não se perca, pois sabemos que é importantíssimo que seja rotina seja mantida”, afirma.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MG), Hélvio de Avelar Teixeira; a Diretora Executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), Suely Rodarte; a coordenadora Estadual da Uncme/MG, Galdina Arrais; a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Faria e a subsecretaria de Gestão de Pessoal da SEE/MG, Ana Costa, além do assessor chefe de Relações Institucionais, Bernardo Miranda.


Ferramentas

O PET consiste em apostilas mensais de orientação de estudo e atividades por ano de escolaridade. Os conteúdos foram baseados no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além do PET, os alunos das redes municipais também poderão acompanhar outra ação que será ofertada dentro do Regime de Estudo não Presencial. O programa “Se Liga na Educação” será transmitido, pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, sempre de 7h30 até as 12h30. A previsão é que as ações pensadas dentro do Regime de Estudo não Presencial tenham início na primeira semana de maio.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 66 visitantes e Nenhum membro online