Data é marcada por desafios durante isolamento social causado pela Covid-19

28 de Abril 2020

A pandemia da Covid-19 trouxe um cenário novo para educação em todo mundo. Em Minas Gerais, as escolas da rede estadual estão de portas fechadas, mas diferentes ferramentas e estratégias estão sendo elaboradas para que se consiga mitigar o impacto que um longo período de inatividade pode trazer para o aprendizado dos alunos.

As ferramentas atendem a pedidos de pais, alunos,professores e gestores escolares, que além de sentirem falta do convívio social também estão preocupados com os impactos da pausa nos estudos e lembram que a oferta da educação para todos é uma das premissas do Dia Mundial da Educação, que é comemorado nesta terça-feira (28/4).

Girlene Almeida Santos tem uma filha que estuda na rede estadual de ensino e ressalta a importância da ofertada de atividades remotas para os alunos. “Sei da importância da escola na vida da minha filha e dos outros alunos. Seria interessante se o Estado viabilizasse vídeoaulas ou algum material para enviar para os estudantes. Também sei que existem muitas realidades sociais, mas a escola conhece a realidade de cada um dos seus alunos”, afirma. Girlene é mãe Júlia Almeida dos Santos, que estuda na Escola Estadual João dos Santos Amaral, no município de Bandeira.

Giovana de Oliveira, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Marciano Brandão, em Lagoa Formosa, também destaca a importância de atividades. “Entendo que a suspensão das aulas é a melhor maneira de lidarmos com a pandemia , porém acredito que seja importante darmos continuidade ao ano letivo por meio de atividades remotas.Instituições privadas de ensino já iniciaram esse processo e nós, alunos de escola pública, estamos preocupados com as perdas que poderemos ter já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima. Acredito que teremos dificuldades , assim que elas forem superadas será uma experiência com grandes ganhos para todas as partes”.

Já aluna da Escola Estadual Coronel José Venâncio de Sousa, Thayná Gonçalves Santos, de oito anos, fala da saudade que sente da escola e deixa uma mensagem de esperança. “A minha escola é maravilhosa e é muito importante estudar e aprender coisas novas, pois é juntos que nos tornamos mais capazes. Não vejo a hora de reencontrar os meus amigos, professores e funcionários. Cada um fazendo a sua parte, logo estaremos juntos!”

Regime de Estudo não Presencial

Como forma de garantir que não haja interrupção total das atividades escolares, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou o Regime de Estudo não Presencial para alunos da rede estadual de ensino.

A iniciativa terá três frentes de atuação: Plano de Estudo Tutorado (PET), programa de TV “Se Liga na Educação” e um reforço na disseminação das informações no site e redes sociais da SEE. Todas as frentes foram pensadas de modo a garantir o máximo de inclusão e participação dos estudantes das escolas estaduais. As atividades serão realizadas a distância e as unidades escolares continuarão fechadas.

Dia Mundial da Educação
Nesta terça-feira (28/4) é comemorado o Dia Mundial da Educação. A data é dedicada ao incentivo e conscientização sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade.

O Dia Mundial da Educação foi instituído há 20 anos por líderes de 164 países – incluindo o Brasil – e simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. A data foi estabelecida na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação, realizado no ano 2000.

Para a Secretaria de Estado de Educação, o Dia Mundial da Educação é uma data também de agradecer a todos os educadores que se esmeram e dedicam sua vida ao crescimento intelectual e social dos estudantes, que entram na escola para aprender e saem ao mundo para servir. A vocês nossa eterna gratidão!

Secretaria de Educação ofertará Regime de Estudo não Presencial para alunos da rede estadual de ensino