Núcleos são responsáveis pela gestão tecnológica nas SREs e escolas estaduais

11 de Maio de 2020

Resultado da troca de experiências e conversas com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, no Diário Oficial de Minas Gerais do último sábado (9/5), a Resolução SEE nº 4.327/2020. O documento estabelece diretrizes, atribuições e vinculação dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs), além de definir as atribuições das funções de seus membros.

Com a publicação, o NTE passa a ser vinculado diretamente ao gabinete da Superintendência Regional de Ensino, o que representa um novo enfoque de atuação das unidades. Os NTEs são responsáveis pela gestão tecnológica nas regionais e nas escolas estaduais e neles devem atuar servidores responsáveis por suporte técnico e pedagógico, profissionais que oferecem formações continuadas aos educadores para apropriação e uso das tecnologias.

De acordo com a Resolução, a composição da equipe NTE será de, no mínimo, três servidores, quantitativo exigido pelo Ministério da Educação (MEC). Todos os Núcleos deverão contar com um coordenador, um técnico de suporte e um técnico pedagógico. Além disso, o documento determina que as regionais deverão, gradativamente, adequar o quadro de servidores do NTE para, no mínimo, cinco, de acordo com as frentes de trabalho.

Núcleo de Tecnologia Educacional

Os NTEs devem fomentar a utilização intensiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tendo como objetivo a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes, manter o parque tecnológico das escolas e SREs em funcionamento adequado, além de atender às secretarias municipais de educação no que diz respeito à implementação e uso das TDIC.