" A EE Dr Osmar Bicalho promove a Ação Solidária em prol da famílias carentes de nosso município.
Estamos todos os dias desta semana ao lado da matriz, de 8 às 11h e 14h às 17h.
Venha e dê sua contribuição.
Deus os abençoe!"

Solidariedade é o substantivo feminino que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros. A palavra solidariedade tem origem no francês solidarité que também pode remeter para uma responsabilidade recíproca. Em muitos casos, a solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas desamparadas.

Neste momento, em todos passamos por situações difíceis, umas psicologicamente e outros materialmente, Busquemos transformar nosso coração semelhante ao de Jesus! Ter coração solidário e fraterno ao de Jesus. Ter coração solidário e fraterno é acolher como Cristo acolheu a todos (Rm 15,7). É servir com zelo para estímulo da comunidade (2Cor 9,2). É ser solidário e praticar a generosidade (2Cor 9,11). É manifestar a ternura (2Cor 9,14), procurar o amor (1 Cor 14,1), apresentar-se como servo por causa de Jesus (2 Cor 4,5). É ser zeloso e fervoroso servindo ao Senhor (Rm 12,11), ser alegre na esperança e perseverante na oração (Rm 12,12), e tornar-se tudo para todos (1 Cor 9, 22). É acolher como Cristo acolheu a todos (Rm 15,7), buscando sempre as coisas que fazem a paz e a edificação mútua (Rm 12,19).

Tendo a Solidariedade como pensamento, os professores, da Escola Estadual Doutor Osmar Bicalho, procuraram a direção da escola para propor uma Ação Solidária no município de Cristais para arrecadar mantimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene, para tentar amenizar a situação difícil que algumas famílias estão passando. O Projeto foi colocado em prática através do grupo do Whatsapp da escola onde cada um expôs a sua ideia e no final todos abraçaram a causa e começaram a se organizarem para realizar a Ação Solidária.

Montaram uma barraca na Praça Central da cidade para poderem realizar a arrecadação e através de uma escala e tomando todos os cuidados possíveis por causa do momento em que estamos vivendo. Os professores conseguiram também o apoio de alguns comerciantes locais. A Ação está tendo uma boa participação da comunidade. Após a arrecadação será feita a montagem das cestas para serem entregues às famílias mais carentes da escola.