Programa é exibido na Rede Minas das 7h30 às 12h30

21 de Maio de 2020

Toda semana, sempre nas sextas-feiras, o programa “Se Liga na Educação” terá uma edição especial completamente dedicada aos conteúdos e temas abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é auxiliar na preparação dos estudantes que estão no 3º ano do ensino médio e irão fazer o exame.

Nesta sexta-feira (22/5), será exibido o primeiro programa voltado especificamente para o Enem e nas teleaulas serão abordados temas como Coerência Textual, Expressões Numéricas, Ser Humano e o Meio Ambiente, Ligações Químicas, Surgimento da Filosofia, entre outros. Confira aqui a programação completa.

Dicas para os estudantes

Na teleaula de Língua Inglesa, uma música será utilizada para tratar de compreensão escrita e oral. A teleaula será ministrada pelo professor Fernando Rangel Pinheiro que destaca que trabalhar com música “facilita o aluno a memorizar o conteúdo e ajuda na leitura”.

Para o professor, o estudante que quer se sair bem na prova do Enem deve, entre outras coisas, conhecer os gêneros textuais e ficar atento às atualidades. “É importante que o aluno conheça uma grande variedade de gêneros, como notícias, músicas, carta ao leitor e documentário. O conhecimento de temas da atualidade também ajuda muito na interpretação das questões”, afirma.

O "Se Liga na Educação" é transmitido pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, de 11h15 as 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes por meio do WhatsApp, no número (31) 98295-2794, ou por meio de ligações pelo número (31) 3254-3009.

O Programa

O programa de TV “Se Liga na Educação” está sendo exibido pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. As teleaulas priorizam os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades e, além disso, uma hora da programação será transmitida ao vivo, permitindo que os estudantes possam interagir e tirar dúvidas.

Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça-feira, o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática será estudada na quarta-feira. Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira a programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Enem.

Para os estudantes que não conseguirem assistir ao “Se Liga na Educação” no momento da transmissão ou queiram rever os conteúdos apresentados, a SEE disponibilizou os vídeos das aulas no aplicativo Conexão Escola, no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no youtube da SEE.

Para mais informações sobre a programação do “Se Liga na Educação” e para acessar os vídeos das teleaulas, entre no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.