Prefeituras começaram esta semana a receber receptores da Rede Minas e o sinal, que antes abrangia 186 cidades mineiras, estará em breve presente em mais 85 municípios

22 de Maio de 2020

Com o apoio logístico da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a Rede Minas está disponibilizando a novos 85 municípios de todas as regiões do estado receptores que captam a transmissão do canal. Com isso, a previsão é de que mais de 200 mil alunos da rede estadual passem a ter acesso ao programa “Se Liga na Educação”, que já alcança cerca de 1 milhão de alunos.

O programa, transmitido diariamente pela TV aberta, é iniciativa complementar ao Plano de Estudos Tutorado (PET), material de orientação de estudos que é a principal ferramenta para as atividades remotas dos alunos da rede. Para aqueles estudantes que não possuem acesso a serviço de celular ou à internet, os diretores das escolas fazem a entrega do material na residência do aluno. Dessa maneira, nem os estudantes e nem os pais ou responsáveis, precisam sair de casa para receber o material, mantendo assim a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

"Importante que as famílias tenham tranquilidade neste momento. As escolas têm trabalhado intensamente para garantir o acesso ao PET a 100% dos alunos de nossa rede que porventura estejam com dificuldade de baixá-lo. É através dele que faremos a avaliação diagnóstica no retorno das atividades. O programa de TV e o aplicativo de celular estão sendo úteis aos alunos cujas famílias têm TV, celular ou internet. Nosso esforço é sempre buscar estratégias que ampliem esse acesso ainda mais, mas temos que ter consciência de que não solucionaremos restrições geográficas e sociais históricas e que a base do processo deve ser igual para todos. Por isso, nosso foco máximo é o PET", destaca a secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna.

Ao longo desta semana, o aplicativo Conexão Escola teve registrados mais de 900 mil downloads na Google Play Store e vem sendo utilizado por alunos e professores para acesso ao PET e aos vídeos do "Se Liga na Educação". Estava prevista para a próxima segunda-feira, dia 25, a disponibilização de chats entre alunos e seus professores através da ferramenta. Mas, buscando a garantia da aprendizagem em um processo que seja o mais inclusivo e tranquilo o possível, a SEE optou por reagendar o lançamento da funcionalidade para a segunda seguinte, dia 1 de junho. Até lá, professores e alunos poderão se aproximar ainda mais do material e ganhar mais experiência na utilização da ferramenta.

"Por mais importante que seja oferecermos todas as possibilidades possíveis de interação entre aluno e professor, precisamos fazer isso de forma progressiva para dar confiança a alunos e professores, que vêm se adaptando às novas formas de interação que diante da pandemia fomos obrigados a estabelecer. Nessa nova fase, daqui a uma semana, mais alunos e professores estarão prontos para iniciar a utilização, aumentando ainda mais a interatividade, a participação e a troca de conhecimento", comenta a secretária.

O Regime de Estudo não Presencial elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) contra com três ferramentas para que os estudantes da rede estadual possam acompanhar o conteúdo escolar: o Plano de Estudo Tutorado, o aplicativo Conexão Escola e o programa Se Liga na Educação. Para saber mais sobre seu funcionamento, baixar o material e tirar dúvidas, visite o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.