Iniciativa on-line é desenvolvida em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC)

28 de Maio de 2020 ,

O PlugMinas está ofertando para os atuais e também para os ex-alunos um atendimento psicossocial por meio do projeto chamado “Qual é a treta?”. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC) e busca oferecer a esses jovens um acolhimento e um momento de escuta e de conversa.

Para participar, basta que o estudante demonstre interesse. De acordo com o diretor do campus PlugMinas, Lucas Evencio Soares Dutra, “o projeto é uma forma de acolhimento para cerca de mil jovens que estudam na escola. É uma ação educacional e não clínica. Se for identificado algum caso que demande mais atenção, será feito o encaminhamento para a rede de proteção”, explica.

Os encontros são virtuais, devido à pandemia da Covid-19, e acontecem semanalmente. Os alunos são divididos em grupos e as conversas são acompanhadas por psicólogos da AIC. Cada grupo participará de encontros ao longo de três semanas. Após este período, novos grupos serão formados.

Cris Ribeiro é uma das psicólogas que participa do projeto “Qual é a treta”. Ela conta que a proposta da iniciativa é abordar as dificuldades enfrentadas na passagem da adolescência para a idade adulta. “Nos grupos que oferecemos para conversação, são criados cenários diferentes, com temas específicos, como sexualidade, violência e convivência familiar. Trata-se de um grupo constituído de pessoas reunidas com um objetivo comum e que tem por finalidade estimular os jovens a pensar em termos de resolução das dificuldades”, afirma.

Uma aluna do curso técnico de violão e guitarra, que preferiu não se identificar, conta que decidiu participar do projeto porque queria ser ouvida de uma forma imparcial. “São muitas angústias e pensamentos que se acumulam ao longo do isolamento social. Achei uma iniciativa de importância ímpar, disponibilizar acesso ao acompanhamento psicológico de qualidade para os alunos num tempo de tanta ansiedade e medo generalizado”.

O PlugMinas

O Campus Educacional PlugMinas é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), voltado para a formação profissional dos jovens mineiros, bem como para a execução de ideias e práticas inovadoras em educação, tendo como eixos de atuação as artes, a tecnologia, o empreendedorismo e o design.

A escola é composta por núcleos voltados para a formação e o aperfeiçoamento educacional-profissional dos jovens mineiros e para a ampliação de oportunidades de inclusão cidadã e produtiva por meio das ferramentas da cultura digital e das artes.