Grupo contou como o Regime de Estudos não Presencial implementado pela Secretaria de Estado de Educação está funcionando no dia a dia das famílias

29 de Maio de 2020 ,

Encontro foi feito de forma virtual com a participação da secretaria de Educação Julia Sant'Anna

Um grupo de pais se reuniu nesta terça-feira com a secretária de estado de Educação de Minas, Julia Sant’Anna, por videoconferência. Durante o encontro virtual, eles relataram como têm sido nas famílias as experiências com o ensino remoto e como os filhos estão lidando com o Regime de Estudos não Presencial implementado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) durante o período de suspensão das aulas presenciais, devido a pandemia da Covid-19.

O grupo é formado por pais de alunos de escolas estaduais de diversas regiões mineiras que participam ativamente da vida escolar de seus filhos. Na conversa, eles informaram como foi o contato com os Planos de Estudos Tutorados (PETs) e como têm feito para acompanhar as teleaulas do programa “Se Liga na Educação”. As reuniões vem acontecendo desde o ano passado e a ideia é aconteçam periodicamente e funcionem como uma espécie de termômetro da efetividade das políticas públicas adotadas e das necessidades de cada região.

O contato das escolas e dos professores com os alunos foi citado pelos pais na conversa. Uma das que destacou essa interação foi Pauline Quezada, mãe de Pedro Quezada. Segundo ela, os alunos, além das ferramentas propostas pela SEE, como as teleaulas, os PETs e aplicativo, estão tendo ajuda dos professores que têm solucionado as dúvidas via aplicativos de troca de mensagens e outras redes sociais. “Eles tiram dúvidas com os professores, compartilham as apostilas. A escola está bem ativa, eles estão ajudando muito mesmo”, contou.

Na mesma linha, Viviane Rodrigues, conta que a enteada Jamile, apesar da dificuldade inicial para organizar as atividades remotas em casa, agora a rotina começa a entrar no eixo. “Tem professor pedindo para mandar as atividades por e-mail, pra tirar foto, que eles vão dar uma olhada e outros professores com horário das aulas agendados”, disse.

Dúvidas das famílias

 A secretária avaliou positivamente os relatos. Para ela, com as escolas e os professores complementando o material dos PETs mostra a atividade da rede, mesmo no momento de dificuldades. Sobre o momento de retomada das aulas, uma das maiores preocupações dos pais, a secretária afirmou que só será feito no momento em que não existirem mais restrições e riscos aos estudantes e suas famílias.  

Durante a conversa, a secretária destacou a importância da atitude dos professores e das escolas que têm feito com que os alunos consigam manter o vínculo com o aprendizado. Ela também tranquilizou os pais sobre outro ponto de preocupação: o momento de retorno às aulas presenciais e como os alunos serão avaliados. “A gente tem preparado um retorno às atividades bastante cuidadoso. Na escolha entre conforto, acolhimento e aferição de resultados e correr com conteúdo, nossa opção vai ser mais pelo acolhimento e por essa compreensão daquele momento. Por outro lado, a gente não pode abrir mão de trabalhar bem esse diagnóstico de resultado dos nossos alunos”, disse.

Ela ainda complementou, dizendo que, com certeza, as ferramentas desenvolvidas neste período de estudo remoto, terão papel fundamental no momento da retomada das aulas presenciais, para desenvolver o conteúdo, se associando as outras formas de recuperar o aprendizado de todos, inclusive dos que tiveram mais dificuldade com o Regime de Estudo Não Presencial.

Julia afirmou aos pais que todo o processo de construção dos PETs e das teleaulas tem sido feito com carinho e cuidado e que, graças a dedicação dos professores, o Regime de Estudo Não Presencial tem sido viabilizado para minimizar os impactos do momento inédito que estamos vivendo.

Além dos professores e da secretária, participaram do encontro a superintendente de políticas pedagógicas, Esther Nunes Barbosa, e a assessora da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Iara Viana.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 110 visitantes e Nenhum membro online