Encontro reuniu representantes de diversas regiões do estado que relataram as experiências com o Regime de Estudos não Presencia

29 de Maio de 2020 , 19:52

Professores de várias regiões de Minas se reuniram com a secretária de Educação Julia Sant’Anna para fazer uma avaliação sobre como está sendo implementado o Regime de Estudo não Presencial na rede estadual. O grupo relatou como tem ocorrido a entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) aos estudantes e ainda compartilharam as vivências dos alunos com o estudo remoto. A reunião ocorreu por videoconferência na última sexta-feira (22/05).

A troca de experiências serviu para que os professores, além de contarem como têm viabilizado o contato com os alunos, sugerissem alternativas bem sucedidas que já puderam vivenciar. Para o professor Felipe Pinheiro, as apostilas do PET são importantes ferramentas no momento de construir as aulas. “Eu sei que o PET é só um documento orientador, inicialmente falando, e ele não tira a identidade do professor na hora que ele tem que trabalhar com os estudantes, na medida em que é ele que está diretamente com o aluno, e vai imprimindo aquela pegada que sempre teve. Isso não é um problema, mas um bônus que favorece essa questão toda”, disse.

Já o professor Washington Eloi Francisco destacou que há algumas ferramentas on-line que podem auxiliar no momento de trabalhar com os alunos. Segundo ele, colegas se reuniram para compartilhar os conhecimentos. “Eu fiz tutoriais de ferramentas e participei de capacitações com os professores de escolas que eu trabalho e de colegas que me chamaram e a gente compartilhou esse conhecimento”, contou.

Construção de ferramentas

Além dos relatos, durante o encontro a secretária Julia Sant’Anna, convidou os professores para auxiliarem na construção de guias práticos com dicas, experiências e ferramentas que sirvam para indicar ações e programas de informática que possam auxiliar nas aulas. Além disso, os integrantes do grupo também se dispuseram a participar, a convite da secretária, da equipe que elabora as apostilas que integram os PETs.

Ao final da reunião, Julia comemorou o resultado da conversa e os planos de ações programados. “Queria agradecer a vocês e dizer que hoje vocês reestabeleceram a minha energia e vamos nos encontrar em breve e ir acompanhando este movimento que é cada vez mais nosso”.

Também foram definidos grupos que ficaram encarregados de reunir as contribuições para a construção dos guias práticos e também para a elaboração dos guias práticos. Esses guias serão compartilhados com a toda comunidade escolar por meio do site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br . Ficou ainda combinado uma campanha de valorização dos professores que já estão atuando nas teleaulas do “Se Liga na Educação”.

Além dos professores e da secretária, participaram do encontro a superintendente de políticas pedagógicas, Esther Nunes Barbosa, e a assessora da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Iara Viana