Ações realizadas pelas escolas e apoio das famílias têm contribuído para que os estudantes possam dar continuidades aos estudos

02 de Junho de 2020

O ano letivo de 2020 trouxe vários desafios para a educação e, na rede pública estadual de ensino mineira, eles estão sendo superados a partir de um importante trabalho feito em conjunto entre as escolas e as famílias na realização das iniciativas propostas por meio do Regime de Estudo não Presencial.

A distribuição impressa dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) para aqueles alunos que não têm acesso à celular ou internet, o contato próximo dos gestores escolares e dos educadores com as famílias e alunos, mesmo que por telefone ou por aplicativo, são algumas das ações que estão sendo realizadas e que têm fortalecido essa parceria.

Maria Helena recebeu os PETs dos seus filhos em casa. Foto: Arquivo Pessoal

Um exemplo está na história de Maria Helena de Queiroz Sousa. Ela mora na zona rural do município de Ipaba e tem dois filhos estudando na Escola Estadual Emília Cabral Mota, localizada no distrito de Vale Verde. Para que conseguissem dar continuidade aos estudos, os filhos de Maria Helena receberam os PETs em casa, o que deixou a família muito agradecida. “Aqui o acesso à internet é bem difícil e meus filhos não estavam conseguindo acompanhar on-line. Mas a diretora Adriana veio até minha casa trazer as apostilas para eles. Eu fiquei muito feliz, porque assim eles não vão ficar prejudicados”, ressalta.

Ela comenta que mais alunos, moradores da região, receberam as atividades para a continuidade dos estudos. “Outros estudantes também já estão com as apostilas. Não foram só os meus filhos. O material também foi entregue para outros estudantes que moram aqui perto. Só tenho a agradecer à escola por ter se preocupado com os nossos filhos”.

Patrícia Aparecida de Siqueira é mãe da Yasmin Vitória de Siqueira Oliveira, do 7º ano do ensino fundamental, e do João Gabriel de Siqueira Medeiros, do 5º ano do ensino fundamental, ambos alunos da Escola Estadual Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste. Ela conta que os filhos assistem ao programa Se Liga na Educação pelo aplicativo Conexão Escola e, logo após, fazem os exercícios dos PETs.

Patrícia acompanha de perto o desenvolvimento dos filhos. Foto: Arquivo Pessoal

Patrícia está acompanhando o desempenho dos filhos bem de perto e destaca o trabalho que está realizando junto à escola. “Achei o material muito bem feito e os meus filhos estão conseguindo acompanhar. Temos um grupo com os professores da escola pelo telefone e sempre que aparece alguma dúvida buscamos o suporte deles. Estão sempre dispostos a ajudar “, conta.

No sul de Minas, no município de Santa Rita do Sapucaí, Rafaela Aparecida da Silva Âmbar também pontua a atenção que a escola está tendo com seu filho. Luiz Augusto da Silva Âmbar é aluno do 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida e, de acordo com a mãe, “essa atenção que venho recebendo da escola está nos ajudando bastante. O Luiz Augusto está gostando muito das atividades do PET e, quando tem alguma dificuldade, tira a dúvida com a professora pelo telefone. Ela o ajuda a entender melhor”, destaca Rafaela.

Luiz Augusto estudando no PET que recebeu da escola. Foto: Arquivo Pessoal

Regime de Estudo não Presencial

Os alunos da rede estadual contam com atividades pedagógicas por meio do Regime de Estudo não Presencial, que foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A principal ação é o Plano de Estudo Tutorado (PET), que são apostilas com conteúdos das disciplinas concentrados em volumes e por etapa de ensino. O PET não é livro didático. Ele é um material de estudo, um guia para nortear as atividades e as escolas e professores podem incrementar o conteúdo com outras ferramentas no momento de trabalhar as disciplinas com os alunos.

Outra ação complementar é a oferta do programa Se Liga na Educação, que são teleaulas que abordam conteúdos escolares que historicamente os estudantes apresentam maior grau de dificuldade. O programa é exibido em parceria com a Rede Minas. Entre 7h30 e 11h15 são teleaulas gravadas e de 11h15 até 12h30 é realizado um momento, ao vivo, em que os professores respondem perguntas e tiram as dúvidas enviadas pelos estudantes.

Alunos e professores também contam com o aplicativo para celular Conexão Escola. De navegação gratuita, na plataforma estão disponibilizados os vídeos do Se Liga na Educação e os arquivos com os PETs.

Todas as ações estão detalhadas no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.