Em Campo Belo estão sendo utilizadas as atividades propostas no Plano de Estudo Tutorado. Foto: Divulgação

Trabalho conjunto entre Undime-MG e a SEE/MG fortalece ainda mais o regime de cooperação. Plano de Estudo Tutorado (PET) é a principal ferramenta que está sendo utilizada pelas prefeituras

16 de Junho de 2020 


Neste cenário extraordinário de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, o regime de cooperação entre Estado e Municípios se fortalece ainda mais. Com a suspensão das aulas presenciais, prefeituras mineiras também têm utilizado ferramentas do Regime de Estudo não Presencial, em especial, os Planos de Estudos Tutorados (PETs).

As ferramentas foram ofertadas para todos os municípios e o uso é facultativo. De acordo com a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG), Andréa Pereira da Silva, está sendo feito um levantamento para saber quais prefeituras estão utilizando as ações, mas o que se percebe é que muitos municípios estão adaptando os materiais de acordo com as necessidades da sua rede de ensino.

“São muitos municípios que aderiram. Sabemos que eles estão adaptando o material às suas realidades e isso está sendo muito bom. Em Oliveira, por exemplo, não temos o sinal da Rede Minas, mas estamos seguindo o PET como parâmetro”, destaca Andréa, que também é secretária Municipal de Educação de Oliveira.

No município de Oliveira os PETs estão sendo utilizados como parâmetro.

A presidente da Undime-MG ressalta, ainda, a importância do regime de colaboração no momento atual. “Essa parceria é de excelência. Necessitamos de caminhar juntos diante da pandemia. O regime de cooperação vem se fortalecendo, cada vez mais, e quem sai ganhando com isso são os estudantes mineiros”, afirma Andréa.

A Undime-MG foi uma das parcerias da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) na elaboração do Plano de Estudo Tutorado (PET) voltado para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, em regime de cooperação, a entidade atuou junto à SEE/MG na elaboração e implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Ferramentas adaptadas às diferentes realidades e necessidades

No município de Arinos, no Norte de Minas, eles optaram por fazer o uso integral do PET. “Não fizemos adaptações. Utilizamos todo o material encaminhado pelo Estado. Imprimimos os PETs para todos os alunos e o material teve boa aceitação. Fizemos, também, uma parceria com a rede estadual para a entrega do material”, conta a secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro Souza da Silva.

No município de Arinos foi feita parceria com a rede estadual para distribuição dos PETs.

No município de São Sebastião do Paraíso, na região Sul, o PET está sendo utilizado como material de apoio. “É um material bom e rico. Ele está servindo de apoio e sendo incorporado ao nosso planejamento. Também orientamos nossos professores que pedissem aos pais que os alunos assistissem ao programa “Se Liga na Educação”, transmitido pela Rede Minas, em especial os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental”, ressalta a secretária Municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos. São Sebastião do Paraíso está entre os municípios mineiros que receberam receptores que captam o sinal da emissora. O envio do receptor foi feito pelo governo estadual.

Em Campo Belo, também na região Sul de Minas, a secretária Municipal de Educação, Rosana Junqueira Neves Silveira, conta que estão sendo utilizadas as atividades propostas no Plano de Estudo Tutorado (PET). “Estamos fazendo adequações e complementações de acordo com as necessidades dos nossos alunos, mas estamos utilizando todas as atividades”.

No município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, um documento encaminhado ao Conselho Municipal de Educação tem o PET como uma das atividades propostas durante o período de isolamento social, como explica a secretária Municipal de Educação, Sueli Baliza. “Estamos normatizando nossas atividades e uma das possibilidades é utilizar o material proposto pelo Estado. É um material que tem muitas coisas interessantes e uma sintonia ao nosso trabalho”, afirma.

No município de Caratinga, na região do Vale do Aço, a equipe da Secretaria de Educação da cidade começou as atividades utilizando um material próprio. Depois que as atividades tiveram início, os professores fizeram uma análise do nível de desenvolvimento e de aprendizagem de cada turma e, a partir disso, os PETs foram inseridos na rotina. “A partir do módulo três, cada professor teve autonomia de elaborar o material voltado especificamente para sua turma. Analisaram os PETs e utilizaram as atividades que estavam de acordo com a realidade dos estudantes”, conta a superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Caratinga, Rosirene Toledo Nascimento.

Em Caratinga foram feitas adaptações nos PETs.

A secretária Municipal de Educação da cidade, Elaine Teixeira Cardoso Alves, fala sobre a parceria com o Estado. “A Superintendência Regional de Ensino é bem próxima. Está sempre atuando em parceria conosco e isso facilita ainda mais nosso vínculo”.

Confira abaixo outros municípios que também estão utilizando as ferramentas do Regime de Estudo não Presencial

 

“Desenvolvemos um material complementar ao PET e estimulamos nossos alunos a acompanharem o programa “Se Liga na Educação”, transmitido pela Rede Minas”, secretária Municipal de Educação de Além Paraíba, Tatiana Reis Gonçalves.

 Divulgação Secretaria Municipal de Educação de Barão de Cocais

“Disponibilizamos o PET impresso para os alunos. Também produzimos um material complementar, de acordo com a realidade de cada escola”, secretário Municipal de Educação de Barão de Cocais, Rodinelly Jordane Fonseca Gomes 

 Divulgação Secretaria Municipal de Educação de Janaúba
“Fizemos a análise do PET e algumas adequações necessárias para os nossos alunos. Depois distribuímos para todos os estudantes”, secretário Municipal de Educação de Janaúba, Júlio Cesar Tolentino Barbosa.

 Divulgação Secretaria Municipal de Educação de São João do Manhuaçu
“Estamos adaptando o PET. O material tem contribuído muito para a educação em nosso município”, secretária Municipal de Educação de São João do Manhuaçu, Elaine Alves Maciel Martins

 Divulgação Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Maranhão
“Usamos os PETs e o programa Se Liga na Educação”, secretária Municipal de Educação de São Sebastião do Maranhão, Valdirene Vieira dos Santos Fróis

 Divulgação Secretaria Municipal de Educação de Buenópolis


“Estamos utilizando o PET com algumas adaptações. O nosso percentual de alunos atendidos tem superado as expectativas”, secretária Municipal de Educação de Buenópolis, Genilda de Campos.

 

 

 

 

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