Podem se inscrever, via internet, gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

17 de Junho de 2020

Com o objetivo de reconhecer práticas exitosas realizadas pelas escolas neste momento de isolamento social, foi lançada, na última terça-feira (16/6), a edição especial 2020 do Prêmio Gestão Escolar (PGE). A iniciativa, que é realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); o Ministério da Educação (MEC); e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), recebe inscrições até o dia 15 de agosto.

Serão premiadas as equipes escolares - cada equipe sendo composta por um gestor, um coordenador e quatro professores - que conseguiram transformar o momento de apreensão em soluções criativas e inovadoras de forma colaborativa e conjunta para manter o clima educacional, apesar do afastamento social.

Poderão se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Para participar, a equipe escolar deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br.

Todo o processo de inscrição deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico, inclusive na submissão de documentos.

Avaliação

As escolas inscritas serão avaliadas com notas de zero a 100 pelo respectivo Comitê Estadual, que seguirá os critérios de seleção constantes no regulamento do PGE. Cada Comitê Estadual será responsável por selecionar três escolas, somando 81 escolas por estado, e deverá encaminhar as indicações para o Comitê Nacional. Dentre as três escolas selecionadas em cada estado, uma deverá ser indicada como “escola de referência estadual”.

O PGE conta com parceiros e apoiadores: Bett Brasil, Conselho Britânico, ConsisTI, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, MEC, UNESCO, UNICEF e Univesp.

Clique AQUI para conhecer o regulamento completo do PGE

Datas

As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar serão exclusivamente on-line e podem ser feitas até o dia 15 de agosto. As equipes das escolas poderão se inscrever no site www.premiogestaoescolar.com.br.

De acordo com o cronograma da iniciativa, no período de 15 a 31 de agosto deverão ser formados os Comitês Estaduais de Avaliação e realizada a reunião técnica com os coordenadores. Já a avaliação das inscrições pelos Comitês e a seleção das 81 escolas indicadas pelos estados e Distrito Federal acontecerão de 01 a 30 de setembro.

De 01 a 15 de outubro acontecerá a avaliação do Comitê Nacional, que deverá selecionar as 27 escolas referência estadual. De 15 a 30 do mesmo mês, serão selecionadas as cinco escolas finalistas da etapa regional. No dia 30 de outubro será feita a divulgação das cinco escolas finalistas.

Já no período de 1 a 20 de novembro serão realizadas as visitas técnicas às cinco escolas finalistas com a validação e produção de relatórios técnicos e votação pela Coordenação Nacional do PGE. A escola “Referência Brasil” será conhecida no dia 10 de dezembro, durante a cerimônia de premiação.