Serão divulgadas, pelas redes sociais da CGE, da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e de outros órgãos parceiros, pílulas informativas que visam estabelecer um diálogos

30 de Junho de 2020

A partir da emergência em saúde causada pela Covid-19 e declarada pelo Decreto NE nº113 de 2020, o Governo de Minas Gerais tem reinventado suas formas de trabalho e os mecanismos de controle têm se adaptado para acompanhar as mudanças necessárias. Pensando nesse cenário de transição para as atividades remotas, campanha da Controladoria Setorial da Secretaria de Estado de Educação (CSET/SEE) fortalece o diálogo com os profissionais da educação em ação preventiva aos conflitos em âmbito administrativos.

A partir de hoje (30/06/20) serão divulgadas, pelas redes sociais da CGE, da SEE e de outros órgãos parceiros, pílulas informativas que visam estabelecer um diálogo com o servidor da educação para fortalecer os valores de integridade, de proteção e cumprimento dos deveres do estatuto do servidor público e criar um canal de interlocução aberto e de parceria em um contexto de transformação e das práticas de trabalho no âmbito da Secretaria de Estado de Educação. “Já é consenso que o enfrentamento das práticas delitivas vai além da aplicação das penalidades. Nesse intuito, iremos propor ações preventivas em 2020, fomentando a integridade e as boas práticas dos servidores da Educação”, afirmou a controladora setorial da SEE, Marcela Ferreira Dias.

A ação tem a integridade como tema central e se volta para os desafios específicos dos profissionais do órgão frente ao Regime de Estudo não Presencial. Segundo a Coordenadora do Núcleo de Correição Administrativa da SEE, Nathália Mariz, “no dia-a-dia do NUCAD observamos o uso das mídias sociais como um meio para a prática de ilícitos disciplinares, por isso a necessidade de dialogar com os servidores, orientando-os sobre a importância de se atentarem aos deveres previstos nos Estatutos do Servidor e do Magistério”.

O corregedor-geral do Estado de MG, Vanderlei Daniel da Silva, aplaudiu a ação da CSET/SEE. "A ação está completamente alinhada ao Plano de Prevenção de Ilicitos Administrativos da Corregedoria-Geral para o exercício 2020, que tem como um dos objetivos 'promover a cultura da licitude por meio de um processo contínuo de aprendizagem, capacitação e conscientização do servidor público de forma que suas condutas tenham como norte o respeito às normas legais'. Dessa forma, saudamos a iniciativa que já nasce exitosa pelo seu propósito, ressaltando que prevenir também é nossa vocação!".