Edições mostram iniciativas realizadas neste momento de ensino remoto

03 de Julho de 2020 ,

Desde que começou a ser implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Regime de Estudo não Presencial tem demonstrado ser uma experiência desafiadora e diversificada. São muitos os relatos de situações que exigiram dedicação e empenho de toda a comunidade escolar, mas que resultaram em boas práticas e histórias marcantes. Pensando em reunir todas essas narrativas para que você ficasse bem ciente de todas as etapas do regime, além de se informar pelo site educacao.mg.gov.br, a SEE/MG produz o “Boletim do Regime de Estudo não Presencial”.

Na publicação, veiculada de forma on-line, são listadas as principais iniciativas desenvolvidas no Regime de Estudo não Presencial, além de atualizar números e trazer as novidades sobre as atividades remotas. O primeiro boletim foi publicado em 27 de março e, atualmente, já está na 5ª edição, disponibilizada em 24 de junho.

Em todas as edições, professores, diretores, alunos e suas famílias contaram como têm vivenciado este momento novo na vida de cada um e, principalmente, como estão desenvolvendo as atividades propostas no ensino remoto. São exemplos de todas as regiões que fazem com que o modelo adotado em Minas Gerais seja referência para secretarias municipais e também de outros estados.

Na primeira edição, de 27 de maio, alguns dos professores que estão à frente das teleaulas do “Se Liga na Educação” contaram como têm se preparado. O professor Vinicius Braz, por exemplo, falou que ficou feliz com o alcance das aulas. “Nunca me imaginei dando aulas para o estado inteiro”, disse. A edição ainda traz as dúvidas frequentes nas redes sociais da SEE/MG.

Na edição seguinte, a entrega do Plano de Estudo Tutorado (PET) para os alunos que moram em locais mais distantes ou que não têm acesso à internet foi o destaque. Relatos de estudantes e suas famílias, além dos diretores das escolas que organizaram a logística, mostraram a importância da iniciativa. “O momento é difícil, mas percebo a preocupação de todos comigo, relata a aluna Thamires Morais, da E.E. Herculano Martins, de Montezuma, uma das alunas que ilustra a edição.

Na mais recente, o tema em destaque foi a adaptação dos PETs para atender as modalidades especiais de ensino, como as apostilas em braile, por exemplo. A aluna do Instituto São Rafael, Yasmin Vitória, comemorou os ajustes do material. “Foi ótimo receber o PET em braile. Estou gostando muito das atividades”, disse. A edição ainda traz dicas de como estudar nas apostilas que já estão no segundo volume.

Regime de Estudo não Presencial

Desde de março, quando as aulas presenciais foram suspensas por recomendação das autoridades de saúde, como medida de combate à pandemia da Covid-19, professores da rede, com a ajuda da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Minas Gerais (Undime/MG) e, mais recentemente, com a participação de universidades mineiras, têm contribuído com a elaboração dos Planos de Estudos Tutorados (PETs), principal ferramenta do Regime de Estudo Não Presencial. Situação que pode ser verificada nas páginas do boletim.

A proposta de ensino remoto desenvolvida pela SEE/MG possibilita que os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais evoluam no seu processo de ensino e aprendizagem para que, no momento de retorno das atividades presenciais, tenham conseguido manter o vínculo com a instituição escolar e assimilado os conteúdos previstos no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para cada série.

Além disso, o Regime de Estudo não Presencial busca proporcionar a continuidade da relação com a escola, ainda que de forma não presencial, para que os estudantes não percam de forma brusca o contato com a atividade escolar evitando, assim, que venham a abandonar completamente os estudos e garantindo o direito à educação de todos os estudantes.

Para acessar todas as edições do Boletim, basta clicar nos links abaixo referentes ao volume desejado.

1º edição
2ª edição