Programa 5S está sendo desenvolvido nas escolas estaduais mesmo durante o ensino remoto

06 de Julho de 2020

Mesmo durante o período de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, em que as atividades escolares presenciais estão suspensas por tempo indeterminado, as escolas estaduais do ensino fundamental que participam do Programa Gestão pela Aprendizagem e desenvolvem a iniciativa da Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide) continuam realizando ações com foco na melhoria dos resultados pedagógicos.

Uma dessas ações é a implementação do Programa 5S (sensos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina). A proposta surgiu no Japão, na década de 50, e tem como objetivo despertar a consciência ambiental, estimulando a melhoria e manutenção do ambiente físico e relacionamento entre as pessoas.

A aplicação do 5S nas escolas é capaz de produzir resultados, como a eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais; melhoria da qualidade de vida no ambiente físico e psicológico; maior rendimento no trabalho executado; e melhoria no relacionamento e colaboração entre as pessoas.

5S nas escolas

Na Escola Estadual Agnaldo Edmundo Silva, em Paraopeba, as ações de conscientização começaram antes da pandemia. “Fizemos um teatro com os alunos para apresentar a história do livro ‘A Mochila e o 5S’ e demos início ao processo de conscientização”, conta a diretora, Marilene Pires de Sousa Edmundo.

Mas com a suspensão das aulas presenciais, os estudantes estão sendo estimulados a realizar as ações em suas casas, como explica a gestora. “Estamos nos adaptando. Elaboramos um panfleto para os alunos. Nele estamos explicando qual é a proposta dos 5S e pedindo para que os estudantes organizem o seu cantinho de estudo em sua casa. Também solicitamos que enviassem fotos para os professores. Quando as aulas presenciais voltarem, vamos retomar as ações na escola”, afirma Marilene.

A gestora também conta que os educadores estão animados para colocar o plano de ação em prática. “Os professores estão muito empenhados. Encaminhamos os panfletos para os pais por mensagem de telefone e colocamos junto com os Planos de Estudos Tutotados (PETs) impressos que entregamos. Tudo feito com muito carinho”, conclui.

O Programa

O programa Gestão pela Aprendizagem, voltado para o ensino fundamental, tem como foco o fortalecimento da gestão escolar. Desde o ano passado, a partir de uma parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), 252 escolas que oferecem o ensino fundamental passaram a contar com a aplicação de uma metodologia conhecida como Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide Avançada), que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos.

A Gide é apoiada em um indicador próprio, o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS), que possibilita um diagnóstico mais rápido e assertivo das causas prioritárias que influenciam os resultados escolares. Nesse sentido, com o diagnóstico da realidade gerencial, a escola poderá elaborar um plano de ação focado na melhoria dos resultados de aprendizagem.