Trabalhos produzidos pelos alunos podem ser vistos na exposição virtual. Foto: Divulgação

Projeto é resultado das aulas de Arte que aconteceram durante o primeiro ciclo do Regime de Estudo não Presencial

07 de Julho de 2020

Antes da pandemia causada pela Covid-19 e da necessidade de suspensão das atividades escolares presenciais, o professor Domingos Máximo Pereira, conhecido pelos alunos como Max, realizava, todo final de bimestre, uma exposição dos trabalhos feitos pelos estudantes nas aulas de Arte. O objetivo era valorizar os materiais produzidos pelos alunos da Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque, localizada em Montes Claros, no Norte de Minas.

Com o isolamento social e a escola fechada, como medida de combate à pandemia, o professor encontrou uma alternativa para que os trabalhos feitos pelos alunos durante o ensino remoto também pudessem ser vistos por toda a comunidade escolar.

“Sempre fiz esse trabalho com os estudantes e não podia parar, mesmo com a pandemia. Pedi aos alunos que tirassem fotos dos trabalhos. Em uma webconferência fiquei conhecendo uma plataforma onde poderia fazer a exposição virtual. Nela, todos os trabalhos podem ser visualizados. As pessoas podem curtir e comentar”, afirma Max. A plataforma permite a criação de um mural interativo, onde é possível inserir qualquer tipo de conteúdo.

A exposição virtual já foi vista por pessoas de Montes Claros e de outras cidades. E a iniciativa ganhou uma dimensão que o professor não esperava. “Os alunos estão empolgados e a visibilidade está grande. Eu não esperava. Quando crio algo, o meu principal objetivo é sempre chegar no meu aluno da melhor forma. É fazer com que ele entenda a atividade e aprenda”, conta.

Para o educador, estimular os estudantes a gostarem do que estão fazendo é um prazer. “Eu sou fruto da escola pública e quero retribuir tudo que ela me deu. Eu trabalho com muito gosto, me sinto feliz de conseguir chegar aos meus alunos e auxiliá-los para que façam cada vez trabalhos mais interessantes. Sou apaixonado pelo meu trabalho”, revela Max.

Com o Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual, o professor, que leciona para alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio, está utilizando os Planos de Estudos Tutorados (PETs) e gravando vídeos com as orientações para auxiliar os estudantes nas aulas práticas.

“De acordo com o conteúdo teórico, vou criando atividades práticas para que os estudantes possam fazer. Para os alunos que não têm acesso ao vídeo, eu faço as orientações das atividades práticas no papel, a escola imprime e encaminha para eles juntamente com os PETs”.

Nas atividades, o professor dá a liberdade para que os alunos possam utilizar os materiais que têm em casa. “Estamos em um período em que o importante é ficar em casa. Então falo com eles que podem adaptar. Podem usar a cola e a tinta que tiverem. Pode até usar terra e folhas do quintal. O material é o que tiver em casa”, conclui.

Clique aqui para acessar a exposição virtual dos alunos da Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque.