Davi apresentou a aula para seus colegas. Fotos: Arquivo da Escola

Proposta rendeu aprendizado de forma lúdica e ainda possibilitou a interação entre os alunos e familiares

04 de Agosto de 2020

A atividade era sobre sólidos geométricos e fazia parte do Plano de Estudo Tutorado (PET) Vol II, mas a aula foi ministrada de uma maneira muito diferente, a começar pelo professor. “Olá coleguinhas, tudo bem? Hoje estou sendo professor por um dia. Legal, vocês não acham? Vou fazer uma brincadeira e vamos identificar e associar nome e forma geométrica”. Foi assim que Davi Gustavo Borges Dias apresentou o exercício para os colegas da Escola Estadual Pastor Paulo Nobre Nascimento, do município de Nanuque.

Ele aceitou o desafio proposto por sua professora Rita de Cássia Vieira dos Santos e se tornou “professor” por um dia. “Me inspirei na tia Rita, por isso, quis explicar tudo para os meus coleguinhas”, conta o aluno do 3º ano do ensino fundamental.

A aula foi muito elogiada, o que deu mais força para Davi realizar seu sonho. “Foi muito legal. Fui inventando as falas e mostrando as atividades direitinho. Todos os colegas gostaram e fiquei aqui em casa pulando de alegria. Estou ainda com mais vontade de realizar o meu sonho, que é ser professor”, revela.

Transformar os alunos em “professores” por um dia foi uma iniciativa pensada para complementar as atividades do PET e o resultado surpreendeu a professora Rita. “Pedi para os alunos recortarem a atividade e convidar os familiares para brincar, tudo como se fosse uma aula. Também pedi aos pais e responsáveis que fosse feito um vídeo. Quando vi o resultado percebi que eles tinham desenvolvido muito bem a oralidade”, conta.

Em todas as atividades, Rita de Cássia sempre busca instigar a participação da família e destaca a importância desse apoio. “A minha orientação é que os alunos sempre façam os exercícios com a presença dos familiares, interajam com eles e usem a criatividade. Esse auxílio é muito importante”.

A mãe de Davi, Maria Claudia Borges Rocha, compartilha da opinião da professora sobre a importância da participação da família durante as atividades e conta que está sempre junto do filho. “Hoje eu tenho a oportunidade de ajudar meu filho com o que aprendi na escola. A participação dos pais é muito importante. Estou sempre junto ajudando e gravando as atividades para enviar para a professora”, relata Maria Claudia.