A professora de Arte, Pedrita, utiliza o aplicativo no celular e pelo computador. Foto: Arquivo Pessoal

Por meio do chat, é possível programar o horário para que as atividades sejam apresentadas e esclarecidas

12 de Agosto de 2020

A rede estadual de ensino tem à sua disposição o aplicativo Conexão Escola, uma plataforma capaz de promover, com segurança, a interação entre alunos e professores. A ferramenta, que já foi apresentou mais de 1,3 milhão de download na loja virtual, faz parte do Regime de Estudo não Presencial ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais durante o período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

“Uso o aplicativo todos os dias para repassar os conteúdos para os meus alunos. Mantenho o contato com os estudantes e os pais e/ou responsáveis por meio dele. Além disso, o Conexão Escola não consome meus dados de internet”, destaca a professora Alda Mendes de Oliveira, do 3º ano do ensino fundamental da Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, em Belo Horizonte. A navegação no aplicativo para professores e alunos é patrocinada pelo Governo de Minas.

Pela função chat do Conexão Escola, Alda consegue entrar em contato com seus alunos e ainda programar o horário para que as atividades sejam apresentadas e esclarecidas. Também pode controlar a disciplina e tudo que é postado na sala virtual, garantindo, assim, a segurança do conteúdo discutido.

No aplicativo, estudantes e professores, também podem acessar os Planos de Estudos Tutorados (PET) e assistir às teleaulas do programa Se Liga na Educação. “Eles podem assistir aos vídeos quantas vezes quiserem. O PET também está disponível lá”, informa Alda.

Para incentivar ainda mais o uso do Conexão Escola, a SEE/MG criou a campanha #ConexãoEscolaMG. Para participar é fácil! Basta tirar uma foto utilizando o aplicativo e postar nas redes sociais com a hashtag (jogo da velha) #ConexãoEscolaMG. As fotos postadas serão compartilhadas nas redes sociais oficiais da SEE/MG.

A professora de arte da Escola Estadual Princesa Isabel, em Caratinga, Pedrita Moraes Silva Carvalho, é uma das que aderiram à campanha e conta os benefícios que o aplicativo traz. “É um aplicativo mais direcionado. Os alunos conectam especificamente para tirar dúvidas e se informar. Neste momento, o Conexão Escola vem trazer somente benefícios a todos”, conclui a professora.

Além de estar disponível para aparelhos celulares e tablets, o Conexão Escola também pode ser acessado direto no computador, em todos os navegadores. Para acessar a função web é só entrar no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e clicar na aba Conexão Escola.

Convite aos educadores e alunos
Em um vídeo publicado nas redes sociais da SEE/MG, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, reforçou a orientação para que os estudantes e professores utilizem o aplicativo Conexão Escola.Confira aqui o vídeo