Miniatura

Modelo desenvolvido pela SEE/MG tem sido usado como referência por outros estados

14 de Agosto de 2020

A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, falou, nesta sexta-feira (14/08), sobre a experiência e implementação do Regime de Estudo não Presencial no estado em evento sobre inovações tecnológicas. Em sua fala, Julia destacou a coragem e o cuidado no momento de desenvolver as ferramentas e estratégias para este momento de ensino remoto, considerando as distintas realidades das regiões mineiras. A palestra “Inovação na educação pública em tempos de pandemia”, realizada on-line, faz parte da 37ª edição da Inforuso

Julia Sant’Anna ressaltou que a estratégia desenvolvida em Minas se tornou referência nacional, pois conseguiu desenvolver modelo que mescla várias ferramentas, permitindo que o aluno seja alcançado, mesmo que em realidade mais adversa. Desde março, as aulas presenciais em Minas estão suspensas como medida de enfrentamento e combate a pandemia da Covid-19. Para o período, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu três ferramentas pedagógicas para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem: o Plano de Estudo Tutorado (PET), que é a principal delas, as teleaulas do programa Se Liga na Educação e o aplicativo Conexão Escola.

“A gente tem que aproveitar este momento para conseguir ter criatividade, com bastante cuidado no uso das ferramentas, mas que consigamos reduzir os impactos negativos de uma eventual evasão ou abandono dos nossos alunos, por estarem com o elo com a escola 100% cortado”, afirmou Julia.

Ainda segundo ela, o processo em Minas tem sido conduzido de forma a conseguir que os estudantes tenham acesso ao conteúdo da melhor forma, com o uso das ferramentas possíveis, como o aplicativo Conexão Escola que tem a navegação patrocinada e, nos casos em que não é possível ser feito o contato on-line, o estudante recebe as apostilas do PET impressas, de forma gratuita. “É muito importante educação, além da parte cognitiva, também essa visão da esperança e nós estamos felizes e orgulhosos de ter se tornado referência para o Brasil, nesse processo cuidadoso e pedagógico e bastante corajoso em termos de inovação”, comemorou.

Experiência exitosa

Durante a palestra, o moderador e vice-Presidente de Soluções Educacionais da Sucesu Minas, professor Lúcio Fonseca, destacou que a experiência do Regime de Estudo não Presencial adotado em Minas foi “muito exitosa” por envolver os setores público, privado e as universidades. Além disso, ainda usou a estrutura já estabelecida da Rede Minas e TV Assembleia para alcançar os alunos. “Vocês conseguiram com muita inteligência e sucesso juntar isso tudo”, afirmou.

Ainda em sua fala, Julia afirmou que a educação de Minas tem tido “coragem” para conseguir trazer mais praticidade para as discussões dos novos caminhos da educação no estado. Ela citou o incremento ao ensino técnico que vem sendo adotado na atual gestão, inclusive com a ampliação da oferta e promovendo a aproximação das escolas com as empresas.

Julia destacou ainda que o currículo do ensino médio, que vem sendo discutido e construído atualmente, tem considerado a inclusão de maneiras de diversificar a oferta de formação para os alunos. “Isso deixa o aluno mais envolvido com as novas experiências e possibilidades da educação”.