Formação é gratuita e está disponível na plataforma Vivescer

19 de Agosto de 2020

Para auxiliar os educadores da rede estadual de ensino a enfrentar alguns dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) firmou uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e está ofertando, gratuitamente, um programa de apoio socioemocional: a plataforma Vivescer.

Vivescer – palavra criada pelo escritor Guimarães Rosa, que combina as palavras “viver” e “ser” – é uma plataforma desenvolvida por professores de diferentes estados do Brasil em um processo de criação colaborativa e tem a realização do Instituto Península.

Na plataforma estão disponíveis quatro cursos certificados, com 32 horas cada, que ajudam o professor a equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida. Além disso, há uma comunidade de suporte, na qual professores trocam experiências e materiais.

“Essa formação traz a oportunidade do professor se reinventar e se ressignificar, utilizando técnicas de desenvolvimento de habilidades socioemociais”, destaca o diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, Weynner Rodrigues.

Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino no horário de sua preferência. Para participar dos cursos é fácil. Basta o educador acessar o site da Escola de Formação e seguir as instruções de inscrição.